Tenista montes-clarense de apenas 15 anos tem ganhado destaque na Espanha - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Tenista montes-clarense de apenas 15 anos tem ganhado destaque na Espanha

JOYCE ALMEIDA

Montes Claros tem virado um berçário para grandes talentos cada vez mais jovens. Desta vez, um tenista promissor de apenas 15 anos de idade contou em entrevista à TV Gazeta Norte Mineira sobre o desenvolvimento de sua carreira no esporte até alcançar o território europeu.

O jovem tenista Enzo Laughton Pina nasceu em Montes Claros e conta um pouco como começou esta caminhada no tênis. “Tudo começou aqui no Ibituruna Tênis Center quando eu tinha apenas quatro anos. Comecei a jogar com o incentivo dos meus pais. Minha mãe me levava pra treinar e meu pai ao clube. E, com isso, fui avançando e pegando o gosto pelo esporte. Cada vez mais fui me apaixonando e evoluindo até chegar por volta dos meus 10 anos de idade, quando comecei a competir e ter uma carga maior de treinos”, afirmou.

Enzo relata ainda que aos 12 anos sua carreira começou a ultrapassar os limites montes-clarenses. “Com 12 anos de idade, resolvi ter algumas experiências fora, pois víamos que eu precisava ter uma dinâmica melhor pra jogar alguns torneios, ter contato com os meninos da minha idade e outros treinadores. Fiz uma experiência na escola ADK Tennis em Itajaí, em Santa Catarina, e gostei muito. Depois fui para o Rio de Janeiro, treinar no centro Tennis Route, que foi onde tive minha primeira experiência com profissionais e passei a treinar pela manhã e pela tarde também gostei bastante”.

A trajetória do tenista não se limitou ao Brasil e já se expandiu para fora do país. “Conheci o treinador brasileiro Cristiano de Oliveira que está há vinte anos morando na Europa. No começo, passei duas semanas com ele em Belo Horizonte, realizando um teste e também foi bom demais. Tive contato com pessoas incríveis, treinamentos com um nível muito bom e resolvi me mudar pra Espanha. Não tive problemas com a questão cultural do país, pois moro em uma casa onde moram só brasileiros e acaba que os costumes são parecidos, mas me adaptei rapidamente”, conta.

Segundo Enzo, ele teve uma boa recepção ao chegar na Espanha e ainda comentou sobre o nível do seu esporte no país. “Na Espanha, eles falam que lá é a terra do tênis. Todos jogam e são muito competitivos. O nível é bem mais alto mesmo”, afirma e revela sobre os seus planos para o futuro esportivo. “Meu sonho é daqui uns dias estar no ranking ATP, que é o ranking dos profissionais e espero estar entre os melhores do mundo, se Deus quiser vai dar certo”.

O tenista ainda deixa uma mensagem para os jovens que sonham em crescer no esporte. “É bom sempre falar para as pessoas que vale a pena, sim, praticar esporte, porque ele nos abre muitas portas, de amizades, de culturas, de poder interagir com outras línguas, então vale a pena estar no meio, interagindo sempre com o esporte”, finaliza. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)