Pessoas contam como costumam combater os resfriados - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Pessoas contam como costumam combater os resfriados

JOYCE ALMEIDA

Neste período mais frio e seco, as doenças respiratórias aparecem de forma desenfreada. Com a baixa humidade do ar, mudanças de temperatura e a diminuição do consumo de água, as pessoas ficam mais sensíveis a enfermidades. Além disso, os ambientes fechados e de pouca ventilação fazem com que vírus e bactérias circulem livremente.

Muitas pessoas, principalmente as mais velhas, utilizam de métodos caseiros para combater os resfriados. Os famosos chás, sopas e caldos, sucos, são maneiras naturais muito comuns entre os ‘remédios’ usados nesses momentos de adoecimento. 

O músico Juan Moraes, de 22 anos, conta que sempre que o tempo muda, fica doente. “Não adoeço muito, mas quando há mudança de tempo, infelizmente, é inevitável ficar com uma pigarra na garganta e o nariz entupir. Costumo buscar prevenir os resfriados usando blusa de frio e a máscara quando está muito gelado para não pegar vento no rosto”. 

Além dos cuidados, Juan conta que além de remédio farmacêutico, usa muitos remédios caseiros, alguns ensinados por familiares. “Utilizo métodos caseiros como chá, mel, limão, gengibre e as vezes adiciono antialérgicos. Meus familiares mais velhos me ensinaram que chá e sopa são muito bons. Mas meus pais que levavam bastante ao médico também”, finaliza.

A enfermeira Karen Lorrany Santos afirma que para evitar a proliferação de vírus e bactérias, a limpeza é reforçada nesse período. “Sempre mantenho a casa limpa, principalmente o quarto. Troco os lençóis e evito tudo que acumule poeira. Também evito o sereno; não tomar líquidos muito gelados e uma boa alimentação para ajudar a não ter queda de imunidade. E claro, manter o calendário vacinal atualizado”, relata.

Quando adoece, Karen conta que vai tanto ao médico quanto usa de métodos caseiros para melhorar. “Faço os dois. Normalmente demoro adoecer e quando acontece vem um pouco mais forte, então necessito de uma medicação farmacológica, mas sempre uso plantas medicinais, chás, e cuidados simples que também ajudam. Minha família me ensinou o chá de hortelã com limão, gengibre e mel para resfriados; e o mais lembrado para enjoos e estômago sujo’, o boldo que é sempre eficaz. Também nos recomendavam de não andar descalço na época de frio; evitar contato com a água gelada; vacinar sempre que possível, e evitar contato com quem já estivesse resfriado”.

O ciclista João Vitor Santos também relata não adoece com frequência pois cuida bastante da sua saúde. “Sou muito difícil de adoecer. Quando eu pego um resfriado ou algo semelhante, adoto os métodos caseiros e se não melhorar procuro algum médico. Faço o máximo para evitar resfriados, evito passar friagem; evito chuvas para não adoecer; sigo uma alimentação para andar sempre com as vitaminas altas e boas”, conta. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)