O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) identificou que as empresas instaladas em Montes Claros, em maio, admitiram 3.701 profissionais, enquanto 3.425 foram demitidos, o que correspondeu a um saldo de 276 postos de trabalho. O estudo do Governo Federal, que utiliza informações repassadas pelas próprias empresas, também mostra quais setores da economia tiveram melhor desempenho em relação à geração de postos de trabalho.
O resultado do mês de maio foi o melhor do ano em relação ao número de vagas criadas (276) e o segundo melhor no que se refere ao número absoluto de contratações (em março, foram 4.344 admissões). No acumulado do ano, foram 18.617 contratações e 18.299 demissões, o que corresponde a um saldo de 318 novas vagas.
Os setores da economia responsáveis pelo saldo constatado em maio em Montes Claros foram: Construção Civil (190), Serviços (155) e Comércio (62). Já o mercado de trabalho relacionado aos setores da Agropecuária (-9) e da Indústria (-122) sofreu redução no número de vagas. É interessante ressaltar que é a primeira vez, em 2023, que o saldo de contratações do setor de Serviços é inferior ao constatado na Construção Civil, o que pode apontar um aquecimento do mercado imobiliário.
O CAGED é um estudo do Ministério do Trabalho e Previdência, realizado desde 1965, e identifica como está a geração de empregos em todos os municípios brasileiros auxiliando a Administração Pública na elaboração de políticas públicas para geração de emprego e renda.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)