Montes-clarense é escolhida para participar do Sínodo dos Bispos, em Roma - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes-clarense é escolhida para participar do Sínodo dos Bispos, em Roma

Leiga da Arquidiocese de Montes Claros e presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, foi escolhida para participar da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos que terá como tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos divulgou na sexta-feira, (7), o elenco de participantes e delegados à XVI Assembleia Geral Ordinária dos Bispos cuja primeira sessão da fase da etapa universal acontece de 4 a 28 de outubro deste ano, em Roma e reunirá, além de bispos, de forma extraordinária, por determinação do papa Francisco, cristãos leigos e leigas, que participarão de forma plena.

O Sínodo dos Bispos foi criado em 1965 e é um encontro periódico que reúne representantes episcopais de todo o mundo para tratar de assuntos específicos. Originalmente, apenas bispos tinham direito a voto e esta é a primeira vez que as mulheres também poderão participar ativamente. A montes-clarense é um dos 16 latino-americanos não-bispos que vão participar do evento.

Sínodo dos Bispos

O Sínodo dos Bispos foi criado pelo então papa Paulo VI (1897-1978) em 1965. Desde que assumiu o Vaticano, o papa Francisco já realizou quatro sínodos. Os dois primeiros trouxe para o centro da Igreja o tema: a família. O terceiro abordou a questão dos jovens. O último, ocorrido em 2019, debateu sobre a Amazônia.

A primeira fase que antecede o Sínodo dos Bispos começou a ser realizada em 2021 com assembleias regionais em todo o mundo. A presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil explicou que os encontros também aconteceram na região. “Aqui em Montes Claros, foram feitas escutas por paróquias, também por grupos, inclusive fizemos em presídios e com a população de rua”, disse Sônia Gomes.

Em todas as fases, foram apresentados relatórios e um documento final foi enviado ao Vaticano.

Processo no Brasil

Com a publicação em junho de 2023 do Instrumentum Laboris, documento que será a base para o trabalho dos participantes do Sínodo sobre a Sinodalidade, a Equipe de Animação do Sínodo no Brasil realizou uma reunião online, dia 26 de junho, para fazer uma leitura e análise do texto.

A Equipe de Animação do Sínodo no Brasil está organizando uma live, marcada para o dia 3 de agosto, às 20h, e a ser transmitida no Youtube da CNBB para aprofundar o Instumentum Laboris. A proposta é que ela seja direcionada às equipes diocesanas que vão ser responsáveis pela continuidade do processo sinodal. (Com informações da Ascom Arquidiocese de Montes Claros)

%d blogueiros gostam disto: