Mais de 1.000 atendimentos foram realizados pelas quatro novas unidades do SAMU Macro Norte dos municípios de Salinas, Manga, Jequitaí e Grão Mogol (Vale das Cancelas). A inauguração dos serviços foi realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) no dia 27 de junho de 2022, em Salinas, com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. A partir do dia 1º de julho, o serviço iniciou o seu funcionamento.
Os municípios de Jequitaí (223 atendimentos) e Grão Mogol (201) receberam uma Unidade de Suporte Básico (USB), que é formada por um técnico em enfermagem e um condutor socorrista. Na ambulância estão disponíveis materiais para curativos, imobilização e acesso venoso, além do Desfibrilador Automático Externo (DEA), utilizado em paradas cardiorrespiratórias, entre outros equipamentos.
Já Salinas (353 atendimentos) e Manga (221), que já contavam com uma USB, passaram a contar com o reforço de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que é tripulada por médico, enfermeiro e condutor socorrista. Também conhecida como UTI Móvel, a USA conta com equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, como trombolíticos que são utilizados em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. A USA ainda realiza transferências inter-hospitalares de pacientes graves.
A diretora executiva do Cisrun, Zildete Ferreira de Souza, explica que, com o aumento da cobertura, atualmente, o SAMU Macro Norte conta com 44 bases descentralizadas sendo 12 Unidades de Suporte Avançado e 58 Unidades de Suporte Básico e um total de 60 ambulâncias espalhadas pelo Norte de Minas. O presidente do Cisrun, Rômulo Carneiro, vê a implantação das novas unidades como um grande avanço. Mesmo assim, a expansão do serviço é uma das suas metas a curto prazo como gestor da instituição: “Estamos trabalhando junto ao Governo do Estado e Ministério da Saúde para que, nos próximos meses, possamos ampliar ainda mais o nosso serviço e implantar novas unidades do SAMU em nossa região para que mais pessoas possam ser atendidas.” (Ascom Samu)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)