Novas unidades do SAMU contabilizam mais de mil atendimentos em um ano de funcionamento - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Novas unidades do SAMU contabilizam mais de mil atendimentos em um ano de funcionamento

Mais de 1.000 atendimentos foram realizados pelas quatro novas unidades do SAMU Macro Norte dos municípios de Salinas, Manga, Jequitaí e Grão Mogol (Vale das Cancelas). A inauguração dos serviços foi realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) no dia 27 de junho de 2022, em Salinas, com a presença do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. A partir do dia 1º de julho, o serviço iniciou o seu funcionamento.

Os municípios de Jequitaí (223 atendimentos) e Grão Mogol (201) receberam uma Unidade de Suporte Básico (USB), que é formada por um técnico em enfermagem e um condutor socorrista. Na ambulância estão disponíveis materiais para curativos, imobilização e acesso venoso, além do Desfibrilador Automático Externo (DEA), utilizado em paradas cardiorrespiratórias, entre outros equipamentos.

Já Salinas (353 atendimentos) e Manga (221), que já contavam com uma USB, passaram a contar com o reforço de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que é tripulada por médico, enfermeiro e condutor socorrista. Também conhecida como UTI Móvel, a USA conta com equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, como trombolíticos que são utilizados em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. A USA ainda realiza transferências inter-hospitalares de pacientes graves.

A diretora executiva do Cisrun, Zildete Ferreira de Souza, explica que, com o aumento da cobertura, atualmente, o SAMU Macro Norte conta com 44 bases descentralizadas sendo 12 Unidades de Suporte Avançado e 58 Unidades de Suporte Básico e um total de 60 ambulâncias espalhadas pelo Norte de Minas. O presidente do Cisrun, Rômulo Carneiro, vê a implantação das novas unidades como um grande avanço. Mesmo assim, a expansão do serviço é uma das suas metas a curto prazo como gestor da instituição: “Estamos trabalhando junto ao Governo do Estado e Ministério da Saúde para que, nos próximos meses, possamos ampliar ainda mais o nosso serviço e implantar novas unidades do SAMU em nossa região para que mais pessoas possam ser atendidas.” (Ascom Samu)