Dom José Carlos recebe pálio arquiepiscopal pelas mãos do Papa Francisco - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Dom José Carlos recebe pálio arquiepiscopal pelas mãos do Papa Francisco

O quarto arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Carlos de Souza Campos, recebeu o pálio arquiepiscopal durante uma celebração presidida pelo Papa Francisco, realizada nesta manhã dessa quinta-feira (29), em Roma. A Igreja celebra na data a Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, que é comemorada no Brasil no dia 2 de julho, e foi esta Festa o cenário para a bênção e entrega dos pálios, que são vestimentas litúrgicas de lã branca usadas pelos arcebispos.

A cerimônia contou com a presença de 32 arcebispos, incluindo dois brasileiros: dom José Carlos Souza Campos, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros e dom Juarez Sousa da Silva, Arcebispo de Teresina (PI). Infelizmente, o arcebispo eleito de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, não pôde comparecer, mas receberá o pálio posteriormente das mãos do núncio apostólico.

Após receber o pálio das mãos do Papa Francisco, em Roma, dom José Carlos enviou uma mensagem para todos da Arquidiocese e Província Eclesiástica de Montes Claros, e explicou que quando retornar a Arquidiocese, irá marcar a data para a imposição do pálio, que será em Montes Claros, e pelas mãos de dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico do Brasil. “Com alegria eu recebo e o coloco sobre mim, no tempo oportuno, através das mãos do senhor Núncio Apostólico, como sinal da minha comunhão com o Papa Francisco, com a Igreja que está no mundo inteiro, também em comunhão e em construção de unidade na nossa Arquidiocese e na nossa província eclesiástica, segurando o pálio nas mãos, expressou dom José Carlos.

Ainda em sua mensagem, o arcebispo de Montes Claros, ressaltou a importância da comunhão como toda Igreja: “Seja esse pálio uma expressão da minha comunhão com todos, com o papa, com a igreja local, com a nossa Província Eclesiástica. Deus nos abençoe e nos ajude a construir uma comunhão que seja testemunho e expressão do nosso amor e seguimento a Jesus Cristo!”

Durante sua homilia, o Papa Francisco enfatizou a importância de os arcebispos seguirem os passos de Pedro e Paulo, levando o Evangelho para todos os lugares. Ele destacou o simbolismo do pálio como um sinal de comunhão com a Igreja de Roma e incentivou os arcebispos a serem apóstolos na proclamação da beleza do Evangelho, juntamente com todo o Povo de Deus.

A imposição do pálio é um momento significativo para os arcebispos, pois representa o fortalecimento de sua missão pastoral e sua conexão com a Igreja Universal. Dom José Carlos de Souza Campos, ao receber o pálio em celebração com o Papa Francisco, assume esse símbolo de comunhão e se compromete a ser um discípulo fiel de Cristo, levando a mensagem do Evangelho aos fiéis de Montes Claros e região.

A Arquidiocese de Montes Claros se alegra com a participação de seu Arcebispo Metropolitano nessa solene celebração e aguarda com expectativa a imposição do pálio, momento em que a comunidade local terá a oportunidade de expressar sua fé e união com a Igreja Universal. (Ascom Arquidiocese de Montes Claros)