Já o Projeto Hidroagrícola Jequitaí, uma das principais obras de caráter estruturante que o governo federal implanta em Minas Gerais, recebeu mais de R$ 21,5 milhões para continuidade na execução das obras e serviços. Quando concluído e em operação, o projeto deverá irrigar uma área de 35 mil hectares, promovendo o abastecimento, a regularização da vazão do rio do mesmo nome, além da geração de energia e de cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando 16 municípios.
De acordo com o plano de trabalho da Codevasf, a construção de pontes e galerias, elaboração de projetos de reassentamento, inventário florestal, estudos arqueológico e outras ações foram licitadas no decorrer do ano na execução das ações de implantação do Projeto Hidroagrícola Jequitaí.
Agricultura irrigada
Outra obra que recebeu investimentos financeiros para sua continuidade foi a transformação de parte do sistema de condução de água de canais abertos para o sistema de tubulação no Projeto Público de Irrigação Gorutuba, no município de Nova Porteirinha (MG), onde a Codevasf aplicou o montante de R$ 3,5 milhões. Quando concluídas, essas ações permitirão uma economia no uso da água com a redução de 40% na quantidade utilizada, beneficiando diretamente 439 irrigantes desse projeto público de irrigação e mais de 80 mil pessoas moradoras dos municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, que são abastecidos pela barragem do Bico da Pedra, mesma fonte hídrica que leva a água aos lotes irrigados.
Na avaliação do superintende regional, os resultados dos projetos executados e em execução pela Codevasf em favor do desenvolvimento regional de Minas Gerais devem ser creditados não somente a sua equipe técnica, mas, principalmente, ao apoio que a Companhia em Minas Gerais tem recebido da Diretoria Executiva da empresa e do trabalho de parlamentares e prefeitos. “Em 2021 vamos continuar trabalhando empenhados e com bastante dedicação, reafirmando a nossa condição de principal órgão do governo federal, como indutor do desenvolvimento sustentável regional”, enfatiza o Marco Câmara.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)