Promover e possibilitar a inclusão de estudantes deficientes nas escolas públicas é um dos compromissos da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação. Um exemplo recente desse cuidado aconteceu através de capacitação voltada aos auxiliares de docência, ocorrida no final de maio, na Escola Municipal Afonso Salgado, situada no bairro Bela Vista.
O educandário também possui sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, a exemplo de outros estabelecimentos de ensino ligados ao Sistema Municipal de Ensino, tais como: Escola Municipal João Valle Maurício (Village do Lago I); Escola Municipal Ruy Lage (Planalto II); Escola Municipal Vidinha Pires (Major Prates); Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes (Doutor João Alves); Escola Municipal Professora Eunice Carneiro (Conjunto José Correa Machado), entre outras.
As Salas de Recursos Multifuncionais são voltadas à realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nelas, educadores com formação especializada atuam como importantes mediadores entre o estudante público-alvo da Educação Especial, seus familiares e os professores da sala de aula comum. São espaços físicos dotados de mobiliário acessível, recursos de Tecnologia Assistida, equipamentos adaptados, além de materiais didáticos e pedagógicos como mesas redondas, cadeiras,
laptops, software para Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), teclado adaptado, impressora braile, scanner com voz, lupa eletrônica e alfabeto móvel. Ou seja, todas as ferramentas necessárias para que estudantes com alguma deficiência possam aprender no seu tempo e sem os obstáculos que poderiam enfrentar na metodologia de ensino convencional aplicada à educação regular.
Os auxiliares de docência que trabalham na Escola Municipal Afonso Salgado foram capacitados pelos professores de Atendimento Educacional Especializado Maria José Andrade (Zeca) e Andréa Celene Gusmão. A AEE tem como objetivo identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem os obstáculos para a plena participação dos estudantes, ao levar em conta suas necessidades específicas.
Na capacitação, os auxiliares de docência aprenderam sobre o atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA), síndrome de Down, além de outras necessidades especiais. Os auxiliares de docência que acompanham esses discentes, no dia a dia, também receberam um kit que irá colaborar para elevar o desempenho dos estudantes com TEA na sala regular. Todos os participantes agradeceram a formação, ao enfatizarem que agora estão melhor preparados para desempenharem suas funções ainda com mais eficiência.
A Coordenadoria de Educação Inclusiva disponibiliza, no site da Educação Municipal (https://educacao.montesclaros.mg.gov.br/), vasto material didático pedagógico que pode orientar no ensino dos estudantes com alguma deficiência. Os links para acesso são: https://inclusao.edu.montesclaros.mg.gov.br/atendimento-educacional-especializado-salas-de-recursos-multifuncionais e https://inclusao.edu.montesclaros.mg.gov.br/. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)