JOYCE ALMEIDA
Para muitas pessoas que buscam tornar suas vidas mais bem desenvolvidas, as oportunidades proporcionadas pelos concursos públicos podem abrir as portas para um futuro promissor aos candidatos. Sejam estudantes do ensino regular que já especulam qual carreira seguir ou até mesmo indivíduos já inseridos no mercado de trabalho e desejam evoluir a posição social, essa é uma esperança agarrada por muitas pessoas.
A estudante do 1° ano do ensino médio, Anna Clara Ramos, de 15 anos, diz que já planeja concorrer quando tiver a chance. “Quero participar de um concurso público futuramente porque vai me ajudar muito em conseguir uma oportunidade de emprego. É uma opção bem melhor para o meu bolso, já que tenho a minha preocupação de transporte e alimentação. Quero fazer Medicina Veterinária, mais especificamente Veterinária Selvagem. Por eu ainda estar no 1° ano do ensino médio, não pesquiso muitas informações sobre concursos, mas de vez em quando me mantenho atualizada e já estou planejando onde procurar vagas, quando surgir o momento”, explica a estudante que também produz artes gráficas e se especializa em Inglês e Música.
O autônomo João Pedro Dias conta que já participou e que pretende continuar participando de concursos, devido aos benefícios que lhe podem ser alcançados. “Me interessei pela estabilidade de emprego e financeira que o concurso público garante ao aprovado. Além disso, almejo uma vida mais confortável, planos de vida a longo prazo, na certeza de que poderão ser cumpridos. Também costumo me manter informado sobre as vagas que surgem. Quanto à participação, a única vantagem para mim é a experiência, diferente da aprovação e da posse, que traz estabilidade”.
Ele afirmou ainda que participa de todos os concursos que tem conhecimento e que sua preparação depende da sua disponibilidade de tempo. “Se eu tiver com mais tempo disponível consigo me preparar com antecedência, se não, quando abre o edital é publicado já começo a estudar dentro do prazo que é disponível. No momento não tenho nenhum concurso em específico em mente, eu presto todos os que vejo, independente da área. A menos que seja algum que necessite de alguma graduação que eu não tenha, ou seja, que os requisitos do concurso não sejam propícios pra mim”.
Dentro de sua vivência, João Pedro relatou conheceu muitas pessoas que participaram de concursos públicos. “Durante a graduação, tive vários professores que eram funcionários públicos e exerciam cargos além da docência, e tenho amigos concursados também”, conta.
A vice-diretora Claudia Ribeiro afirma que através do concurso público é possível se desenvolver em uma boa carreira profissional. “A maior vantagem de participar desse processo é poder contar com a estabilidade financeira. Além disso, ainda tem a ascensão da carreira. Para o candidato ter um resultado positivo, ele precisa ter muita determinação, foco e dedicação nos estudos”.
Segundo a profissional, os futuros concursados não podem se deixar dominar pela insegurança e deve evitar comparações. “Essas questões não podem abalar, para não sofrer por resultados frustrados. Os meus principais conselhos são: ter determinação, não fugir do foco e estabelecer metas”, destaca.
Ao ser questionada em como as escolas podem estar incentivando os seus alunos a se dedicarem na construção de uma carreira profissional, a vice-diretora disse que muitas atividades podem ser desenvolvidas. “Através de rodas de conversa, workshop, palestras com profissionais bem sucedidos e implementando no planejamento como tema transversal”, conclui. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)