Pastoral do Menor realiza Projeto Semear em comunidade da paróquia São Norberto - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Pastoral do Menor realiza Projeto Semear em comunidade da paróquia São Norberto

GIRLENO ALENCAR

A Pastoral do Menor da Arquidiocese de Montes Claros desenvolve um importante trabalho por meio do Projeto Semear, que tem como objetivo levar temas relevantes aos crismandos da Comunidade Nossa Senhora de Fátima e São Geraldo, no bairro São Geraldo, comunidade pertencente à Paróquia São Norberto. Desde 2019, esse projeto vem proporcionando aos adolescentes um espaço de reflexão e orientação durante a fase de transição para a vida adulta. No último encontro, realizado em 29 de abril, foi abordada a influência e o impacto das redes sociais na vida dos jovens.

Maria Zulma, membro da Pastoral do Menor, ressalta que são muitos os perigos da exposição excessiva as redes sociais. “Os adolescentes, imersos em um mundo moderno e tecnológico, encontram-se amplamente envolvidos nas redes sociais, comunidades online e grupos virtuais. Esses ambientes virtuais têm o poder de “prender” esse público em um universo digital, no qual eles passam grande parte do seu tempo. Diversos estudos têm apontado os perigos e riscos a que os jovens estão expostos nesse contexto”, afirma Zulma.

Danos neurológicos e psicológicos podem ser irreversíveis. “Especialistas afirmam que, por estarem em fase de formação, os adolescentes correm o risco de sofrer danos irreversíveis ao serem expostos de forma excessiva à internet e, principalmente, às redes sociais. O tipo de conteúdo consumido e o tempo de tela podem potencializar diversos problemas neurológicos e psicológicos. Casos de crises de ansiedade, pânico, dificuldade de interação social, isolamento e depressão têm sido constatados com frequência. Nesse contexto, os adolescentes se tornam presas fáceis para grupos extremistas, que os manipulam por meio de jogos e desafios virtuais aparentemente inofensivos, mas que podem levar a situações reais de violência e até mesmo crimes com vítimas fatais” acrescenta Zulma.

“É importante ressaltar que essa reflexão não tem o objetivo de demonizar ou proibir o uso da internet e das redes sociais, pois elas são ferramentas presentes em nosso cotidiano. No entanto, é fundamental trazer à tona um alerta vermelho sobre o uso abusivo e a dependência dessas plataformas, bem como as consequências desastrosas que o consumo desenfreado de seu conteúdo pode acarretar. É necessário que todos estejamos atentos para um melhor controle e proteção dos nossos adolescentes“, para um melhor controle e proteção, assim alerta a equipe da Pastoral do Menor.

O Projeto Semear da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Montes Claros tem cumprido um papel significativo ao abordar temas relevantes para os crismandos da comunidade da Paróquia São Norberto. O encontro mais recente trouxe à tona a discussão sobre a influência e o impacto das redes sociais na vida dos adolescentes. Conscientizar sobre os perigos dessa exposição excessiva e promover um melhor controle e proteção são medidas essenciais para garantir a saúde emocional e o bem-estar dos jovens nesse mundo cada vez mais conectado.