Amams cobra atuação do Governo Federal para resolver demandas do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Amams cobra atuação do Governo Federal para resolver demandas do Norte de Minas

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, recebeu na manhã dessa segunda-feira (29), o Ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e participou de uma reunião com lideranças políticas para definir as prioridades do Norte de Minas. Durante todo o dia o ministro participou do Fórum Sudeste, evento que contou com a participação da Amams na mobilização dos prefeitos e que foi realizado no Portal Eventos em Montes Claros.  e que apresentou projetos e ações voltados ao desenvolvimento da região.

O presidente da Amams, Nilsinho, falou das principais demandas do Norte de Minas e solicitou ajuda do Governo Federal. Ele pontuou a necessidade da retomada das obras da barragem de Berizal, a construção das barragens de Jequitaí e de Congonhas, como também uma intervenção na BR-251 com a construção de pista dupla ou outra solução que possa diminuir os números de mortos, vítimas diárias de acidentes na rodovia federal. Nilsinho ainda lembrou o projeto da Amams que cobra do governo a construção de 1 milhão de barraginhas.

“Nós, prefeitos da região, estivemos reunidos para avaliar as principais necessidades do Norte de Minas e aqui apresentar ao Ministro. As barragens de Jequitaí, de Berizal e de Congonhas, além de resolver a sede das pessoas, vai transformar a região como a maior produtora de frutas e verduras da América Latina. Consequentemente vai melhorar a vida de milhares de famílias. A Amams já protocolou junto ao governo federal a construção de 1 milhão de barraginhas, sendo 100 mil por ano durante 10 anos, projeto que pode resolver a falta d’água nas pequenas propriedades rurais. Também temos a caótica situação da BR-251, a rodovia da morte, que mata muita gente todos os dias. É preciso que o governo tenha uma atenção para esta BR, por ela passam cerca de 15 mil caminhões e 5 mil carros de passeio todo dia”, disse o presidente da Amams.

Nilsinho ainda pediu que o governo federal reforce a implantação do Bloco 08 na região de Padre Carvalho, Josenópolis, Fruta de Leite e Grão Mogol, projeto da Mineradora Chinesa SAM que vai gerar mais de 11 mil empregos diretos na atividade de mineração, e lembrou o potencial da região na produção de minério e madeira. O presidente da Amams finalizou destacando o povo do Norte de Minas. “Nosso povo é bom, nosso povo é trabalhador e ordeiro, estamos juntos para ajudar no desenvolvimento da região”. (Ascom Amams)