Fundo Municipal da Assistência Social faz doação para o Capelo Gaivota - Rede Gazeta de Comunicação
Fundo Municipal da Assistência Social faz doação para o Capelo Gaivota

O Fundo Municipal da Assistência Social dez a doação um aparelho de televisão Smart 32, um fogão de quatro bocas, um forno micro-ondas 20 litros dois liquidificadores industrial de 10 litros, quatro ventiladores de coluna, um computador, um monitor, para estruturação da rede de Serviço do sistema Único de Assistência Social-SUAS, para a Associação Sociedade Educacional Mendonça e Silva, conforme acordo de cooperação tomado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Marco Regulatório da Sociedade Civil de Montes Claros do projeto “recebimento de bens permanentes”. A medida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social

A Escola Especial Centro Pedagógico Capelo Gaivota é uma instituição que se destina ao atendimento pedagógico e clínico de crianças, adolescentes e adultos com deficiência nos seus diferentes tipos, sejam elas múltiplas e outras. A escola situa-se no bairro Ibituruna, nas esquinas das avenidas Pedro Álvares Cabral e Geraldo Correia Machado, sendo o acesso facilitado após a inauguração da mesma.  O transporte dos alunos e funcionários é feito através de vans particulares e das linhas de ônibus números 9901, 5801 da Transmoc, Transpecial e Circular A e B. Alguns alunos dispõem de carteira de isenção da taxa de transporte público que é estendida também aos acompanhantes dos mesmos, quando necessário.

A maior demanda da escola é composta por crianças e adolescentes carentes advindas de todas as partes da cidade, principalmente dos bairros: Major Prates, Vila Mauriceia, Vila Oliveira, São Geraldo, Cidade Industrial, Vila Sion, Eldorado, Maracanã, Nova Morada, Independência, Esplanada, e outros, e alunos da região sul da cidade, que são da nossa responsabilidade como matrícula complementar. A clínica/escola atende a aproximadamente a 591 alunos com faixa etária a partir de quatro meses de idade, que permanecem na escola um ou dois turnos. Os alunos recebem assistência clínica, alimentação, Sala de Recursos e oficinas no contra turno.

As famílias dos alunos são, em sua maioria, de baixa renda. Grande parte das mães é do lar e ou domésticas; os pais trabalham como pedreiros, carroceiros, vigias, mototaxistas ou estão desempregados, sendo a renda média das famílias de um salário mínimo.  A equipe multiprofissional é responsável por fazer a anamnese e a avaliação dos alunos a fim de definir a turma na qual ele será inserido e por quais especialidades clínicas será atendido. As deficiências atendidas pela escola são: deficiente intelectual, múltiplas, transtornos globais do desenvolvimento (autismo, síndromes, distúrbios de comportamento, TDAH), baixa visão e outras, destacando os problemas mentais e psiquiátricos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: