O deputado Gil Pereira foi recebido nesta segunda-feira (17), em Brasília, pelo ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, para tratarem sobre o desenvolvimento da geração de energias limpas e a transição energética, durante audiência da qual também participaram o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Ronaldo Koloszuk, e o CEO da entidade, Rodrigo Sauaia.
“Uma ótima notícia para todo o Estado, especialmente a região norte-mineira. O ministro Alexandre Silveira nos revelou o seu foco prioritário na ampliação do nosso parque de grandes usinas solares, principalmente no Norte de MG, dentre outras medidas e ações, através da expansão do sistema de transmissão elétrica (‘linhões’ e subestações) da região”, afirmou o deputado Gil Pereira.
E completou: “Como sabemos, energia limpa abundante é condição básica ao desenvolvimento e uso do hidrogênio verde (H2V), considerado o combustível do futuro”, destacou Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Minas é líder em energia fotovoltaica
Gil Pereira ressaltou a posição de liderança nacional isolada de Minas Gerais em energia solar, tanto em geração distribuída (GD), dos sistemas em terrenos e áreas, quanto em geração centralizada (GC) das grandes usinas.
“Esta última modalidade garantirá a energia elétrica de fonte limpa e renovável como insumo, essencial e suficiente, à produção do hidrogênio verde (H2V). Nossas usinas de grande porte (GC) já atingiram potência recorde de 2,63 GW, além de contarmos com cerca de 37 GW já outorgados pela Aneel para implantação. Estamos somente no começo deste novo ciclo de transição energética”, comemorou o parlamentar.
“Resultado da minha luta parlamentar por mais de uma década, período em que criei – e a Assembleia aprovou – as leis de incentivo e fomento à energia solar e a outras fontes sustentáveis”, ressaltou o deputado Gil Pereira.
Leilão de subestações em junho
Linhas de transmissão e subestações, adequadas e interligadas, são condição fundamental para o Estado atrair novos investimentos no setor de energia solar e de outras fontes sustentáveis, pois viabilizam o escoamento da energia gerada.
“Assim, Alexandre Silveira atenderá a uma das minhas principais reivindicações, como presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia, ao anunciar novo leilão federal em junho deste ano, possivelmente, para obras de subestações em Janaúba e Jaíba, dentre outras, além do início da execução em Buritizeiro e Janaúba, investimentos em transmissão elétrica licitados no ano passado, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, informou o deputado Gil Pereira.
Absolar
“Participantes da audiência por mim solicitada, em Brasília, também agradeço o reconhecimento ao meu trabalho, com as energias limpas e renováveis, manifestado pelo presidente da Absolar, Ronaldo Koloszuk, e pelo CEO, Rodrigo Sauaia, que consideram toda a ação ministerial de vital importância para acelerar a urgente transição energética no país”, disse Gil Pereira.
Assim como outras fontes de energia e combustíveis sustentáveis, o hidrogênio verde (H2V) é parte do caminho para se reduzir a dependência da sociedade brasileira em relação às hidrelétricas e aos combustíveis fósseis, emissores de carbono e outros gases de efeito estufa, relacionados às mudanças climáticas. (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)