Operação da PF prende criminosos em 10 estados, incluindo Minas Gerais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Operação da PF prende criminosos em 10 estados, incluindo Minas Gerais

A Polícia Federal iniciou nessa quarta-feira (12), uma operação chamada de “Match Point”, com cooperação internacional que tem o objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Os resultados das investigações renderam 33 mandados de prisão para serem cumpridos em seis estados, além de 49 de busca e apreensão em nove estados.

Conforme informações da PF, dois mandados que já foram cumpridos são contra dois dos líderes da organização criminosa, um islandês e um italiano, preso na Bahia. Os bandidos possuíam vários itens de grande valor, como carros de luxo, veleiros, mansões, joias e dinheiro em espécie. Ainda setes pessoas também foram presas e Florianópolis, dentre eles outro chefe do grupo.

Segundo a polícia, a maioria dos presos já tinha antecedentes criminais e possuíam identidades falsas. Suas penas cumuladas podem chegar a mais de 40 anos de prisão. Os criminosos que já foram apreendidos foram conduzidos para a sede da PF em Florianópolis e prestaram esclarecimentos, e posteriormente devem ser encaminhados ao sistema prisional.

A organização criminosa se dividia em duas grandes células com ramificações em diversas cidades brasileiras, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, conforme a Polícia Federal.

Além das prisões, 43 contas bancárias foram bloqueadas, e 57 imóveis, diversos veículos e embarcações foram confiscados em Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro – outros 19 imóveis ainda são investigados. Ao todo, os itens apreendidos podem passar de R$ 150 milhões, segundo estimativa da polícia. Também foram recolhidos R$ 2,1 milhões em dinheiro em espécie.

Foram expedidos mandados para cumprimento os estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás. Em Minas Gerais foram determinados 3 mandados em Belo Horizonte, 2 em Montes Claros e 1 em Contagem.

Um dos 33 mandados de prisão preventiva foi expedido para o estado do Ceará, além de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.