Cruzeiro à espera por reforços: as contratações na 'era Ronaldo' - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Cruzeiro à espera por reforços: as contratações na ‘era Ronaldo’

O Cruzeiro inicia a semana mais importante da temporada cercado por expectativas em relação a anúncios de reforços. Há negociações avançadas com, pelo menos, dois atletas antes do prazo para o fechamento completo da janela de transferências, que se encerrará no dia 20 de abril. Até lá, a diretoria segue monitorando as opções disponíveis no mercado. 

A equipe celeste tem acordo bem encaminhado com Henrique Dourado. Livre desde sua saída do futebol chinês, o atacante já fez exames em Belo Horizonte e aguarda para ser oficializado. 

Outro nome na pauta estrelada é o de Tinga, que tem contrato com o Fortaleza até dezembro de 2023. O lateral-direito se interessou pela proposta do Cruzeiro e espera o fim das tratativas entre os clubes para definir o seu futuro. 

Caso essas negociações se concretizem, a Raposa chegará a marca de 20 reforços para a temporada. As chegadas são ainda maiores a se considerar o período desde quando Ronaldo Nazário assinou o termo de intenção de compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), em 18 de dezembro de 2021. 

Sob a gestão do empresário, o Cruzeiro anunciou 45 jogadores (veja todos os nomes no fim da matéria). Desses, 20 já deixaram a Toca da Raposa II por motivos distintos. 

Primeiras intervenções

Antes mesmo do Fenômeno assumir o controle da SAF, a Raposa já havia acertado com nove jogadores para a temporada de 2022. Foram eles: o goleiro Jaílson; os zagueiros Maicon e Sidnei; o lateral-direito Pará; os meio-campistas João Paulo, Pedro Castro, Filipe Machado e Fernando Neto; além do atacante Edu. 

As negociações foram conduzidas pelo então diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, com aval de Vanderlei Luxemburgo. Porém, apenas João Paulo, Pedro Castro, Machado e Edu permaneceram após as intervenções emergenciais de Ronaldo no clube. 

Mudança de comando e novas contratações

A segunda grande ação da ‘era Ronaldo’ dentro de campo foi a mudança do comando técnico da equipe. O ex-camisa 9 contratou o uruguaio Paulo Pezzolano para dirigir o time, ainda em janeiro de 2022. Desde então, todos os 45 atletas contratados pelo Cruzeiro tiveram o aval do uruguaio. 

Após o sucesso desportivo na temporada passada, com o vice do Campeonato Mineiro e o título da Série B do Brasileirão, Pezzolano não conseguiu ter bom rendimento no início de 2023. Com isso, clube e o treinador optaram por encerrar o trabalho em março.

Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, o Pepa, foi contratado para dar continuidade no projeto da volta à Série A. As primeiras indicações do português para a diretoria foram Dourado e Tinga. 

A estreia de Pepa à frente da equipe será nesta quinta-feira (13/4), às 19h, diante do Náutico, no estádio dos Aflitos, em Recife, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Já o primeiro duelo no Brasileiro será contra o Corinthians, no domingo (16/4), às 16h, na Neo Química Arena, em São Paulo. 

Contratações do Cruzeiro na ‘Era Ronaldo’ 

Goleiros: Rafael Cabral; Gabriel Brazão*; Gabriel Mesquita*; Anderson. Zagueiros: Wagner Leonardo*; Zé Ivaldo*; Lucas Oliveira; Luís Felipe*; Neris; Reynaldo; Luciano Castán. Laterais: Gabriel Dias*; Matheus Bidu*; Marquinhos Cipriano*; Wesley Gasolina; Igor Formiga; William; Marlon. Volantes: Pablo Siles*; Willian Oliveira*; Neto Moura; Wallisson; Ramiro; Fernando Henrique; Matheus Jussa; Richard Coelho. Meio-campistas: Leonardo Pais*; João Paulo*; Fernando Canesin*; Chay*; Mateus Vital; Nikão; Ian Luccas. Atacantes: Rodolfo*; Jajá*; Rafa Silva*; Juan Christian; Bruno Rodrigues; Waguininho*; Luvannor*; Lincoln*; Rafael Bilu; Wesley; Matheus Davó; Gilberto. *Jogadores que já deixaram o Cruzeiro. (Superesportes)