Iniciativa implementa a educação ambiental, incentiva a coleta seletiva e a mudança de postura da população, tudo para que o Norte de Minas tenha uma nova direção, um outro norte mais sustentável para se viver
O Departamento de Saneamento do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) realizou durante a última semana capacitações para professores da Rede de Ensino de cinco cidades: Francisco Sá, Capitão Enéas, Botumirim, Nova Porteirinha e Grão Mogol.
Na oportunidade, foi apresentado aos profissionais sobre o Programa de Educação ambiental e coleta seletiva ‘Outro Norte’, que tem, dentre diversas ações, o desenvolvimento de atividades dentro das escolas, com os alunos e colaboradores, tanto na teoria, como na prática. Uma das intervenções que serão feitas junto aos alunos é a Gincana de recicláveis, que tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva e será realizada durante todo o ano de 2023.
“O programa de educação ambiental tem um público direto e indireto, alcançando os alunos, professores, os pais e toda a comunidade. Eles irão receber diversas informações referentes à importância da adoção de novos hábitos, mais sustentáveis e serão incentivados a implementá-los em suas casas”, explicou o engenheiro ambiental e coordenador do programa, Pedro Bicalho Maia.
O coordenador observou que os professores demonstraram empolgação com o programa, o que é um ponto positivo. “O objetivo do Programa de Educação Ambiental ‘Outro Norte’ é levar o nosso Norte de Minas para outro Norte, com uma melhor qualidade de vida e com hábitos mais sustentáveis, conscientizando os participantes sobre a importância da arborização, importância da reciclagem e da coleta seletiva. Observamos que os professores estão bem animados e ansiosos pela efetivação do programa. As cidades não tem coleta seletiva e será uma ótima oportunidade para começar a implantação nos municípios”, comentou.
O prefeito de Francisco Dumont e presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo também está confiante com o resultado das atividades. “Precisamos dar os primeiros passos para incentivar a sustentabilidade. Só discursos não resolvem, por isso estamos fazendo essa evolução na prática, de modo que todo o Norte de Minas esteja envolvido nesse processo”, destacou Eduardo.
Já o coordenador de planejamento do Codanorte, João Ribeiro, ressaltou sobre a necessidade de adesão da população para que todas as outras etapas sejam eficazes. “Sem a participação de quem está lá lidando com esses resíduos diariamente em casa, nada fará sentido. Pois são nas residências que é produzido a maioria dos resíduos da nossa cidade. Quando falamos em educação ambiental, estamos falando de envolver não só as crianças, mas os pais delas, a família, os amigos. Para que de fato esse número de resíduos jogados de maneira inadequada diminua cada vez mais”, ressaltou.
Até o momento, 40 cidades do Norte de Minas já aderiram ao Programa de Educação ambiental para o ano de 2023.
Programa pioneiro
Pedro Bicalho, coordenador do Programa diz que sempre se emociona ao falar das potencialidades e dos resultados já obtidos. Segundo ele, o Programa de Educação Ambiental Outro Norte é pioneiro na região ao envolver mais de 30 municípios com atividades lúdicas e educativas que buscam a promoção da coleta seletiva. No segundo semestre de 2022, o programa aconteceu em 25 municípios, em um total de 70 escolas, alcançando 27.762 alunos e, indiretamente, uma população de mais de 350 mil pessoas.
Na atividade prática “Gincana de Recicláveis”, foram mais de 50 toneladas de embalagens recolhidas que tiveram a destinação ambiental adequada, o que proporcionou a economia de recursos naturais, minimização de impactos ambientais e geração de emprego e renda locais. Os alunos ganharam cupons a cada 10 embalagens entregues e entre o fim do ano passado e o início deste ano, ocorreram os sorteios dos brindes nas escolas.
Já na atividade “Hora Verde”, foi realizado o maior plantio simultâneo de mudas da história do estado de Minas, sendo plantadas mais de 25.000 mudas pelas mãos das crianças envolvidas no Programa.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)