MPT e Prefeitura implantam Construtores do Futuro - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

MPT e Prefeitura implantam Construtores do Futuro

GIRLENO ALENCAR

O Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura de Montes Claros estão Implantando o programa Construtores do Futuro para mudar a vida de pessoas ao oferecer oportunidade de profissionalização através de bolsas integrais para membros de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. O conceito de meritocracia é muito criticado por não avaliar o ponto de partida de cada um, assim como as desigualdades sociais, raciais e de gênero. Para o filósofo grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), a igualdade só se mostra possível diante de uma sociedade que, embora diversa como a natureza também é, trate cada desigual com desigualdade, com o intuito de construir entre eles a equiparação.

Desta forma, cabe ao poder público tratar de forma diferenciada aqueles que podem, de alguma maneira, ser menos privilegiados. O Programa Construtores do Futuro selecionou, em 2018, jovens de famílias em vulnerabilidade social para a oferta de bolsa integral em cursos de graduação. As inscrições foram realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Montes Claros, seguindo critérios estabelecidos pelo Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Foram ofertadas 20 bolsas de estudo para cursos como Psicologia, Direito, Pedagogia, Serviço Social e Nutrição. As bolsas foram referentes a dívidas trabalhistas de faculdades privadas, revertidas pela Prefeitura em bolsas de estudo.

Ocarlos Roberto Ribeiro Júnior, 24 anos, é morador do bairro Ciro dos Anjos e um dos jovens que foram beneficiados pela iniciativa. Neste mês de fevereiro, Ocarlos acaba de concluir o curso de Direito e, agora, vê um futuro com mais oportunidades se delineando à sua frente “Foi a oportunidade da minha vida”, define sua participação no programa, o que pode ser validado por ter recebido um certificado de aluno-destaque das turmas de Direito de sua faculdade. Ocarlos revela que pretende continuar seus estudos, uma vez que deseja trabalhar na esfera previdenciária para dar sua contribuição à sociedade.

A coordenadora do Setor de Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Jabbur, não esconde sua emoção ao analisar como esse tipo de iniciativa pode mudar a vida de alguém. “É gratificante que políticas públicas do Município possam representar ferramentas para que o cidadão se profissionalize e tenha a oportunidade de mudar a realidade de sua família”, conclui a coordenadora, que trabalha para que outros jovens também tenham essa mesma oportunidade à qual Ocarlos se dedicou com tanto afinco.