Montes Claros consolida-se como polo industrial farmacêutico - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros consolida-se como polo industrial farmacêutico

O presidente da Fiemg Norte, Adauto Marques e o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, realizou uma visita às obras de implantação de uma nova fábrica que será instalada na cidade, pertencente à Cristália Químicos e Farmacêuticos Ltda, gigante do setor de medicamentos que trará mais oportunidades, empregos e prosperidade para a cidade e região. Na ocasião da visita, a comitiva foi recebido por Amanda Silva, coordenadora administrativa, e Michael Ribas, coordenador de Engenharia da empresa, que deve iniciar sua operação no início de 2024.

O Cristália, Laboratório Farmacêutico, Farmoquímico e de Biotecnologia de capital 100% nacional, implantara sua fabrica em Montes Claros em imóvel no qual funcionava a fábrica de tecidos Santanense, que será reformado para produção de vários medicamentos, entre eles anestésicos e narcoanalgésicos utilizados no chamado “kit intubação”. A previsão de investimentos no local é de aproximadamente R$ 300 milhões. O imóvel adquirido tem cerca de 30 mil metros quadrados de área construída, num terreno com 156 mil metros quadrados, e passará por adequações para atender as normas da indústria farmacêutica. Tanto a reforma quanto a aquisição de equipamentos demandam tempo, e a previsão é que a unidade comece a funcionar em 2023.

“Embora a necessidade atual seja de ampliação de linhas de produção para medicamentos do kit intubação, esta planta será multipropósito e estará apta a produzir vários tipos de fármacos”, esclarece o presidente do conselho diretor e diretor-geral do Laboratório Cristália. A cidade de Montes Claros foi escolhida por conceder incentivos fiscais para a implantação de indústrias e pelo fato de o imóvel já contar com uma boa infraestrutura, acelerando as obras e adaptações necessárias para início da produção. A região também conta com mão de obra qualificada, uma vez que serão gerados cerca de 700 empregos diretos nos próximos cinco anos. “Esta aquisição faz parte do plano de expansão do Cristália, que trabalha diariamente para atender a demanda do mercado brasileiro nos próximos anos, que têm crescido gradativamente”, finaliza Pacheco.

O Laboratório Cristália, aos 49 anos é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 116 patentes a nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia, é líder de mercado na América Latina. O Grupo Cristália conta com cerca de 5.600 colaboradores, considerando as empresas coligadas. (GA)