GIRLENO ALENCAR
Através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as secretarias de Educação e Agricultura e Abastecimento adquirem os alimentos de agricultores familiares da região e repassam para as escolas. Atualmente são adquiridas, por semana, cerca de 20 toneladas de alimentos, que são enviadas para 122 unidades educacionais da cidade. Em torno de 300 agricultores familiares estão cadastrados e realizam as entregas nas segundas-feiras, na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte).
Todos os alimentos passam por um rígido controle de qualidade, sendo vistoriados por nutricionistas. É importante destacar que a alimentação adequada é uma importante ferramenta para garantir a permanência dos alunos na escola. Ao todo, o Município adquire do produtor familiar 34 tipos de itens, que incluem frutos, verduras e folhosas, que são destinados a cerca de 32 mil alunos.
Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa, o programa é de grande importância tanto para a Educação quanto para o Homem do Campo. “Este programa mantém uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que ajuda na renda dos pequenos agricultores”, explica.
A Prefeitura ainda pretende retomar, em breve, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Social. Através do PAA, cerca de 20 toneladas de alimentos são adquiridos dos agricultores familiares cadastrados para serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), sendo 10 deles na cidade e 3 na zona rural.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)