Campeã de redação no Enem é acadêmica de medicina na Unimontes - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Campeã de redação no Enem é acadêmica de medicina na Unimontes

GIRLENO ALENCAR

A estudante Giovana Fantoni Guimarães, de 18 anos, de Belo Horizonte, é uma das duas mineiras a conseguir a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, cujo resultado foi divulgado quinta-feira passada e tem um aspecto curioso: ela já estava aprovada no curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mas vai desistir da vaga, pois quer estudar em Belo Horizonte. A partir do dia 16 de fevereiro, os estudantes poderão utilizar seus resultados para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – Sistema do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas ofertadas em universidades públicas de todo o Brasil, sobretudo instituições federais. São 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes que serão disponibilizadas.

A estudante Giovana Fantoni Guimarães, de 18 anos, de Belo Horizonte, saiu da prova do Enem um pouco insegura com a redação e ficou surpresa ao saber que tinha entrado para o seleto grupo de alunos “nota mil”. “Eu fiquei muito feliz. Eu tinha acabado de acordar, foi totalmente inesperado, fiquei muito satisfeita, muito feliz mesmo”, disse. Mas o resultado não foi por acaso. Discente de um cursinho pré-vestibular na capital, ela estudava cerca de 12 horas por dia. Depois das aulas, pela manhã, passava a tarde fazendo exercícios e revisando conteúdos. Giovana também fazia uma redação por semana.

Ela  quer fazer medicina. Com o resultado do Enem 2021, ela foi aprovada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mas, como é de BH, quer estudar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para quem vai prestar o Enem 2023 e deseja fazer uma redação nota mil, a jovem aconselha a ter um planejamento textual na hora de escrever e lembra a importância de cuidar da saúde mental.