Em dia com a Noticia - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Em dia com a Noticia

Simone Tebet avança para o Senado

O senador Rodrigo Pacheco que está contando como certo se eleger presidente do Senado no dia 1º de fevereiro que fique esperto, pois a votação é secreta. Nas últimas horas, a senadora Simone Tebet avançou sua candidatura e pode ter mudado alguns votos que já estavam certos para o senador mineiro. A senadora Simone Tebet é muita respeitada pelos seus colegas. O seu pai foi presidente e ela se eleita será a primeira mulher a presidir o Senado.

Sem omissão do Congresso Nacional

Após as críticas sobre o absurdo de se ter o Congresso Nacional fechado com o avanço da pandemia da Covid-19, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia sinalizou pelo Twitter que pode pedir uma reunião emergencial no Congresso Nacional. Maia disse que encaminhou ontem ao presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, um pedido de convocação da Comissão Representativa “para que possamos discutir a tragédia que está acontecendo em Manaus e também todo processo que envolve a vacinação no país. Ele argumentou que “é mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente. Não podemos nos omitir!”.

Apertando o cinto

Está cada vez mais difícil para o governador Romeu Zema contornar a grave situação financeira do Estado. Ele tem uma reunião nesta semana com representantes do Legislativo, Judiciário e Ministério Público para apresentar a situação do Estado. Segundo Zema, nunca houve um número negativo como este nas contas, “mas para tudo tem solução”. O Estado enfrenta dificuldade em pagar a folha do funcionalismo público e o custeio da máquina administrativa e ainda não sabe como irá quitar as folhas em abril e maio. Zema aguarda ajuda do governo federal para ainda este mês, mas o recurso não será suficiente para conter o rombo no orçamento do Estado.

O alerta de Marcos Lisboa

Num evento da indústria automobilística em 2016, o economista e presidente do Insper, Marcos Lisboa, criticou as próprias montadoras por compactuar com o modelo de subsídios adotado pelos governos brasileiros nos últimos anos, e avisava: “não vai funcionar”. Hoje, ele prega que devemos exumar e fazer a autópsia de uma política industrial fadada ao voo de galinha e que mantém o país alijado das cadeias de suprimento globais.

Governo federal começa a distribuir as vacinas

As seis milhões de doses da Coronavac confiscadas do Instituto Butantan pelo governo federal começam a ser distribuídas nesta segunda-feira para os estados, segundo o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. A distribuição, segundo o ministro, será feita pela FAB a “pontos focais” definidos por cada estado. Pazuello também disse que “poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso.

Anvisa chama atenção para o momento de conscientização

Todos os cinco diretores da Anvisa ressaltaram a importância da vacina, nesse momento em que a pandemia toma rumos alarmantes. Mas a vacina não adianta se não houver uma mudança de comportamento social. O aviso foi dado pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antônio Barra Torres, durante o anúncio da aprovação do uso emergencial das vacinas contra a Covid-19. O momento, segundo ele, “é de conscientização, união e trabalho. O inimigo é um só. A nossa chance, a nossa melhor chance nesta guerra passa, obrigatoriamente, pela mudança de comportamento social, sem a qual, mesmo com vacinas, a vitória não será alcançada”.