Norte de Minas fica fora de programa para microchips em cães e gatos - Rede Gazeta de Comunicação
Norte de Minas fica fora de programa para microchips em cães e gatos

O Norte de Minas não será atendido no Programa ‘Conheça seu amigo’, que busca colocar microchips para identificação da população de cães e gatos. O município de Taiobeiras foi habilitado no programa. Porém, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou o resultado sem nenhum município do Norte de Minas incluído. Os microchips são acompanhados de leitor para serem utilizados em animais de rua e da população de baixa renda, além dos que se encontram sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em lares temporários. Como contrapartida à doação, o município selecionado deverá realizar a castração dos animais e o preenchimento das informações de cada um deles no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.

A atuação da Semad se baseia em ações de manejo ético populacional de cães e gatos, acompanhadas de campanhas de educação ambiental e humanitária, com foco na promoção da saúde e do bem-estar animal e também na prevenção e combate aos maus-tratos. “É fundamental discutir as políticas públicas relacionadas à fauna doméstica com todos os atores envolvidos, além do poder público, e também com a sociedade civil organizada, escolas e universidades, gestores municipais e população em geral, de forma que as ações tenham efetividade na proteção e bem-estar dos animais”, afirma o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Soares Franco.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, o Programa Estadual de Microchipagem desestimula o abandono de animais e auxilia na criação de outras políticas públicas, como, por exemplo, o aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, dimensionamento da população de animais de rua e combate aos maus-tratos e abandono. Para situações em que a população se depare com crimes de maus-tratos, a denúncia pode ser feita pelo Disque Denúncia (181) e no Portal Ligminas (155). (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: