SAMU Macro Norte implantará “motolâncias” em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

SAMU Macro Norte implantará “motolâncias” em Montes Claros

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e o SAMU Macro Norte passarão a contar com o serviço de “motolância” a partir do mês de fevereiro. A cerimônia de implantação do serviço e apresentação dos veículos ocorrerá na próxima segunda-feira (16), às 11h, no Auditório da OAB.

A novidade vai trazer ainda mais agilidade para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Montes Claros. A instituição receberá o reforço de duas motocicletas equipadas para prestar o suporte básico de vida nas ocorrências.

Além da rapidez oferecida pelo veículo, as Motolâncias poderão ter acesso a lugares em que as ambulâncias não conseguem chegar até o paciente. As unidades que vão atuar em Montes Claros serão tripuladas por técnicos em enfermagem que passaram por cursos intensos e específicos para operar neste novo serviço.

A motolância terá como missão prestar atendimento inicial à vítima até a chegada da ambulância, caso seja necessário o encaminhamento do paciente até uma unidade hospitalar. A motocicleta possui equipamentos, como cilindro de oxigênio, colar cervical, desfibrilador externo automático, talas de imobilização, cânula de Guedel, para realizar atendimentos como parada cardiorrespiratória, AVC, obstrução de vias aéreas, traumas e ocorrências extremamente críticas.

 “O Cisrun será o primeiro consórcio que administra o SAMU a contar com o serviço de Motolância em Minas Gerais. A medida ratifica o vanguardismo e o pioneirismo do SAMU Macro Norte”, disse a diretora executiva do Cisrun, Zildete Souza, sobre a instituição que também foi a primeira a utilizar o medicamento Tenecteplase nas ambulâncias, que é um fármaco indicado para pacientes vítimas de AVC.

“Considerando a dificuldade de tráfego nos grandes centros urbanos, bem como territórios de difícil acesso para as ambulâncias, as Motolâncias conseguirão diminuir o tempo resposta das ocorrências na região urbana de Montes Claros e mais vidas poderão ser salvas.”, finaliza Marcelo Meireles, presidente do Cisrun.

%d blogueiros gostam disto: