A escola municipal Sônia Quadros foi a primeira colocada em Montes Claros no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Governo Federal ligada ao Ministério da Educação que avalia aspectos importantes para a qualidade da educação, como o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Entre as escolas públicas de Ensino Fundamental (1º a 5º ano) de Montes Claros, a Escola Municipal apareceu na segunda posição na cidade, com nota 7,6. Outras instituições da Rede Municipal de Montes Claros apareceram no top 10 das melhores escolas públicas: a E. M. Geraldo Pereira de Souza, no Santa Lúcia II, com nota 6,9; a E. M. Dominguinhos Pereira, no Vila Greice, com nota 6,9; a E. M. Dr. Mário Tourinho, no bairro de Lourdes, com 6,9; e a Ruy Lage, com 6,8, Planalto II.
No ensino inicial Montes Claros ficou com média de 6,2 e no ensino final com 5,2. Os dados foram prejudicados pelos impactos da pandemia, quando várias salas ficaram sem alunos. Criado em 2007, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice, que varia entre 1 e 10, é importante ferramenta de acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica. A meta para a edição 2022 do estudo, que utiliza dados do ano anterior, é alcançar a média 6, valor que corresponde, segundo o Inep, a um sistema educacional de qualidade, comparável ao de países desenvolvidos.
No que se refere aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), as escolas municipais de Montes Claros estão muito perto do índice ousado preconizado pelo Inep. A Escola Municipal Zizinha Ribeiro (nota 6,0), localizada no bairro Santo Amaro, destaca-se por ter conseguido auferir desempenho equivalente ao de instituições de ensino dos países desenvolvidos; a E. M. Geraldo Pereira de Souza (5,9), no Regina Peres; Dominguinhos Pereira (5,9), Santo Inácio; Mestra Fininha (5,7), localizada no Conjunto Ciro dos Anjos; Rozenda Zane Moraes (5,6), no Planalto; Jair de Oliveira (5,5), Eldorado; e Caio Lafetá (5,5), localizada na comunidade rural de Ermidinha, se destacaram, ocupando as primeiras colocações do ranking das instituições públicas, e estão em estágio acelerado de evolução, com desempenho escolar consistente e controle rigoroso da evasão dos alunos. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)