Câmara apresenta à imprensa livro com registro das legislaturas - 1832 a 2022 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Câmara apresenta à imprensa livro com registro das legislaturas – 1832 a 2022

A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu um encontro com a imprensa na manhã de segunda-feira (12/12), quando realizou o pré-lançamento do livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros”, um registro das legislaturas da Câmara no período de 1832 a 2022. A publicação será lançada oficialmente na quinta-feira (15), na programação em comemoração aos 190 anos do Legislativo Municipal.

“O trabalho da imprensa é fundamental na preservação dessa história, por isso estamos apresentando o livro em primeira mão aos jornalistas. Aproveitamos para cumprimentar e agradecer a toda a imprensa pela cobertura da atividade parlamentar, contribuindo para o registro da memória do Legislativo ao longo desses 190 anos”, justificou o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues.

O livro foi produzido pela equipe técnica do Arquivo Público Vereador Ivan José Lopes, e também contou com apoio e parceria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), através da professora Dra. Filomena Luciene Cordeiro Reis e do professor Dr. Laurindo Mekie Pereira.

A edição do livro também contou com a colaboração do artista plástico e cartunista Márcio Leite, que gentilmente produziu a arte da capa; dos familiares e amigos dos vereadores que cederam as fotografias que ilustram a edição; e do empenho e participação da equipe técnica e assessoria da Câmara.

Além das informações sobre a composição das legislaturas ao longo dos 190 anos da Câmara, a publicação também traz registros de eventos históricos, tais como a criação da Câmara e elevação do Arraial das Formigas à Vila; o fechamento das câmaras legislativas no período de 1930 a 1947, no governo de Getúlio Vargas; a conquista da independência político-administrativa de Montes Claros; a instituição do “Dia do Município”, comemorado anualmente em 16 de outubro, e do “Dia da Cidade” que tem como data comemorativa o dia 3 de julho; a elaboração da Lei Orgânica do Município, dentre outros fatos marcantes da história de Montes Claros.

O jornalista Benedito Said, que foi vereador e presidente da Câmara, e o idealizador da criação do Arquivo Público Ivan José Lopes, foi escolhido para receber o primeiro exemplar do livro. “Quando tivemos a iniciativa de criar o Arquivo, não existia nenhuma documentação preservada. A iniciativa do registro é para que a gente possa enxergar o passado e jogar luz no presente, para que possamos ser uma sociedade melhor. E a Câmara tem um papel fundamental nesse processo. Parabéns pela iniciativa e muito obrigado pelo reconhecimento”, agradeceu. 

A primeira edição do livro teve tiragem de 1.000 exemplares, que serão distribuídos para as bibliotecas públicas e escolas do município, facilitando a pesquisa e o acesso às informações à comunidade estudantil e acadêmica, e para todos os interessados em conhecer sobre a história parlamentar de Montes Claros, que passam a contar com mais uma ferramenta de pesquisa.

Para a jornalista Felicidade Tupinambá, a história é o que nos permite conhecer o passado, refletir o presente e projetar o futuro. “Eu sou louca com a história. Então, o resgate da história da Câmara por meio do livro é um presente muito grande para a população de Montes Claros nesse final de ano. Estou levando meu exemplar como relíquia. Vou ler com atenção e conhecer um pouco mais da história política de Montes Claros que com certeza deveria ser orgulho para todos nós montes-clarenses”.

Durante o encontro com a imprensa, a Câmara também apresentou um balanço da atividade parlamentar da primeira metade da atual legislatura – anos 2021 e 2022. “Me sinto muito honrado de participar deste momento glorioso do parlamento de Montes Claros, em que a presidência tem esta iniciativa louvável de comemorar os 190 anos de história da Câmara Municipal, de apresentar um balanço das ações ao povo de Montes Claros, e também de realizar o lançamento deste livro contando a história dessa egrégia Casa. Quero cumprimentar a Câmara por registrar esse momento e por ter essa feliz iniciativa de colocar este tema –  Confiança no Passado, Esperança no Futuro. Viver a história é planejar o futuro e isso a Câmara está realizando de forma competente. O povo só tem a ganhar”, avalia o jornalista Luiz Ribeiro.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães, que também participou do encontro, destacou que o livro é um legado para a história de Montes Claros. “Concretizar a história no livro é a certeza de que as próximas gerações entenderão o posicionamento atual

O livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros: do Coronel José Pinheiro Neves (1832) a Cláudio Rodrigues de Jesus (2022)” será lançado em Sessão Solene no Plenário da Câmara, no dia 15 de dezembro, às 19 horas, dentro da programação especial em comemoração aos 190 anos da Câmara.

Durante o lançamento, também serão outorgados os títulos de Cidadão Honorário de Montes Claros aos professores Dra. Filomena dos Reis e Dr. Laurindo Mekie, e a Placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico e cartunista Márcio Leite, colaboradores na edição do livro. Após a Solenidade no Plenário, haverá apresentação do Coral Arauto do Evangelho.