Com o início das chuvas na região, muitas pessoas sofrem com inundações nas ruas que invadem suas casas, provocando inúmeros danos e perdas. Também ocorrem desmoronamentos de residências que são construídas em locais inapropriados. Até mesmo quedas de árvores causadas por chuvas com ventos fortes que prejudicam não só as casas, mas também redes de distribuição de energia.
Os cuidados por parte da população devem começar antes mesmo do período chuvoso, para que possam ser prevenidos os acidentes de diversas gravidades. O Secretário Municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, alerta sobre orientações necessárias para os moradores de Montes Claros que vivem em locais com riscos de inundações. “A Prefeitura tende a adotar todas as medidas preventivas para minimizar os efeitos da chuva aqui na cidade. Sempre orientamos as pessoas que, ao perceber que o nível de água está subindo, imediatamente se desloque para um local mais alto e seguro, de preferência casas de parentes”.
Segundo o secretário, a prefeitura vem realizando ações para diminuir os danos das chuvas. “Um trabalho de limpeza de bocas de lobos está sendo feito em todo o município, além de cascos em seis locais diferentes que têm recebido resíduos sólidos, exatamente para contribuir com a amenização do volume de chuva e acúmulo de água que representem riscos para a população”, afirma.
Como acontecem muitos alagamentos nas casas e que inclusive provocam diversos danos à estrutura do imóvel, Chaves explica como o residente que sofreu com a situação deve proceder. “Orientamos que as pessoas acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil. A Guarda Municipal também tem prestado apoio a essas duas instituições, exatamente para não correr nenhum risco de vida aos nossos cidadãos, principalmente nas áreas de risco. Pedimos também a quem construiu seus imóveis em áreas de risco, de maneira imprópria, que ao visualizar o volume de água aumentar, que deixe suas casas e procure um ponto de segurança para preservar suas vidas”.
O secretário finaliza pedindo que a população tenha responsabilidade com suas vidas e de seus familiares. “As maiores riquezas que temos são nossos familiares e nossas vidas. Tivemos vários pontos de alagamentos, então não corram riscos desnecessários. Ao perceber algum perigo, peguem seus documentos e coloquem em um plástico, procurem um local mais seguro para você e seus familiares”. (JOYCE ALMEIDA – Sob supervisão de Stênio Aguiar)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)