Estudo indica que longa exposição a som alto pode levar 1 bilhão de jovens perder a audição - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Estudo indica que longa exposição a som alto pode levar 1 bilhão de jovens perder a audição

JOYCE ALMEIDA

É sabido que ouvir som alto por muito tempo é prejudicial à saúde auditiva. Não é difícil ver jovens em diversos lugares com fones de ouvidos escutando som com o volume muito alto, ao ponto de quem esteja ao lado consiga ouvir bem; assim como também, a maioria das festas e baladas possuem, geralmente, músicas com volume muito alto e andam sempre lotadas.

Segundo um estudo publicado na revista BMJ Global Health, essa situação vem se tornando cada vez mais preocupante, pois cerca de 1 bilhão de pessoas podem perder a audição devido a esse problema. “Esperamos que cerca de 0,67 a 1,35 bilhão de pessoas no mundo, entre 12 e 34 anos de idade, possuem hábitos auditivos ruins”, diz Lauren Dillard, médica consultora da Organização Mundial da Saúde e autora do estudo.

A especialista explica que ouvir determinado som com um volume elevado pode já danificar células sensoriais e estruturas do ouvido, e que por muito tempo, essas lesões tendem a se tornar irreversíveis, podendo perder a audição, ter zumbidos ou até os dois simultaneamente. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o adequado é que os ouvidos sejam expostos a ruídos de até 85 decibéis, por apenas 40 horas semanais.

De acordo com o estudo, as pessoas que escutam algum áudio no celular, ouvem com o volume em até 105 decibéis. Já os indivíduos que frequentam festas, shows, casas de eventos, ouvem entre 104 a 112 decibéis. A médica orienta que a ocorrência do zumbido depois ou durante da exposição ao som alto, já é uma indicação de que aquele determinado volume está em um nível prejudicial aos ouvidos. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)