Estado apresenta, hoje, na Amams projeto para aquecer economia do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Estado apresenta, hoje, na Amams projeto para aquecer economia do Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

Será realizado hoje (8), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) o evento #VemproNortedeMinas, organizado pela Invest Minas e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). O evento reunirá executivos de grandes empresas já instaladas na região e empreendedores com o desejo de fazer parte da cadeia produtiva. O Norte de Minas deverá receber R$ 10,8 bilhões de investimentos privados, segundo estimativas do estado. Atualmente, é a segunda região que mais atrai investimentos em Minas Gerais, atrás apenas da região Central, que engloba a região Metropolitana de Belo Horizonte. Geração de energia limpa, produtos farmacêuticos, alimentos e agropecuária são alguns dos setores com maior volume de investimentos.

Um dos principais atrativos do Norte de Minas é a energia solar, com investidores de diversos países aplicando nessa área. Além disso, tem a fruticultura como carro chefe da economia, com 25 mil hectares plantados. Desde fevereiro de 2021, logo após tomar posse, o presidente Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, ‘Nilsinho’, criou o projeto “Avançar Norte de Minas”, com o desafio de gerar 50 mil empregos. O projeto foi entregue ao governador Romeu Zema e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que avaliaram como uma importante contribuição para a região. “Fico feliz quando o estado trás investidores para o Norte de Minas. Teremos muitos atrativos, com os incentivos fiscais ofertados pela Sudene”, disse.

O Norte de Minas é atualmente uma das regiões que mais atrai investimentos de empresas no estado. E com grandes empreendimentos surgem possibilidades de negócios com fornecedores de médio e pequeno porte, gerando mais empregos e renda para a população da região. Vale ressaltar que o Norte de Minas está inserido na região da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Isso faz com que as empresas instaladas na região tenham acesso a incentivos e deduções fiscais, ganhando muita competitividade para atuar no mercado nacional. Há ainda benefícios estaduais que também podem ser alcançados pelas empresas.