Museu Regional discute obra “mulheres e deusas” - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Museu Regional discute obra “mulheres e deusas”

O Museu Regional do Norte de Minas da Unimontes encerra este mês de outubro, com uma programação que faz parte das ações educativas de estreitar sua relação com a sociedade, através de atividades específicas como: o Grupo de Leitura, o Clio no Museu e também exposições, em especial “Olhar de Estudante”, que coloca os próprios estudantes como sujeitos atuantes da arte.  Além disso, é um momento de comemoração do Centenário de Darcy Ribeiro, que está sendo homenageado com uma exposição e a mostra de sete telas que o Museu foi contemplado através doação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e que fará parte da exposição “Brasilidades Religiosas”.

Amanhã (27), as 19h30, o Grupo de Leitura no Museu promove a discussão da obra “Mulheres e Deusas”, do escritor Renato Nogueira, sob a coordenação do Prof. Dr. Márcio Jean Fialho de Souza. No dia 28, as 16 goras, terá o Clio no Museu, Projeto coordenado pelas Professoras. Rejane Meireles, do Departamento de História, que este mês receberá os professores Alessandro Almeida e Thiago Pereira, que discutirão o tema “Tecnologias, derrubadas de estátuas e desafios do século XXI”. 

As exposições propõem assuntos relevantes para a sociedade e estão abertas ao público em períodos que vão de outubro a novembro e oportunizam uma maior participação do público. A exposição “Olhar de Estudante – Registrando Modos de ver o Espaço Escolar”: A proposta da exposição surgiu a partir dos estudos do grupo do projeto “Clube de fotografias da Escola Estadual Eloy Pereira”, assistido pelo Núcleo de Iniciação Científica na Educação Básica, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação. O período escolar é muito marcante na vida de cada um, pelas relações e aprendizados que firmados.

“Esperamos que aqueles que visitem a exposição possam ampliar esse olhar também através da conexão com suas próprias vivências escolares”. Serão expostas trinta fotografias tamanho 20×30 de autoria dos participantes do projeto, além de algumas imagens que foram feitas durante as oficinas do projeto (técnicas históricas de impressão fotográfica e colagem manual). A curadoria é de Isabella Ramos com participação dos alunos: Anajú de Sousa, Davi Rocha, Giovana Borges, Gui Durães, Isaque Santos, Lucas Nascimento, Mafe Mendes, Malú Araújo, Monike Rodrigues e May. 

Até o dia 17, a exposição “Viva, Darcy é uma Festa”: A exposição visa comemorar o centenário de Darcy Ribeiro por meio da expressão de artistas da região norte-mineira. A irreverência, inquietude e a viva inteligência de Darcy, será reverenciada por meio de diferentes expressões nas artes plásticas. A curadoria está a cargo de Ivana Ferrante Rebello e Osmar Oliva. Os artistas participantes são: Cleiton Cruz, Felicidade Patrocínio; Heloísa Dumont; Márcia Prates; Hélio Brantes; Neto Macedo; Mário Soares; Gemma Fonseca; João Rafael; Afonso Teixeira; Osmar Oliva.

Até o dia 20 de novembro acontece a exposição “brasilidades religiosas”: são um dos aspectos culturais que fazem do Brasil um lugar marcado pela pluralidade de percursos com a qual os indivíduos realizam sua experiência com o sagrado. Neste sentido, esta exposição busca revelar estas experiências, através das obras dos artistas: Kelver Souza Crispim, Diane Santos, Deborah Costa, Hofstatter, Heider Moutin, Esio Filho, Lane Alves, e Rose Belartti. A curadoria é da equipe do Museu Regional do Norte de Minas, com o acervo contemplado por doação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). (GA)