União ao PT afasta eventual apoio do governo a Rodrigo Pacheco no Senado
O apoio do PT a Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para presidir o Senado ligou o alerta no governo e afasta a possibilidade de apoio do presidente Jair Bolsonaro. O atual ocupante do cargo, Davi Alcolumbre, pressiona o Palácio do Planalto a acionar a máquina administrativa para viabilizar a candidatura de Pacheco, mas ninguém espera ver Bolsonaro no mesmo barco do PT. Até porque são cada vez mais inquietantes os sinais de que o senador mineiro pretende ser a “versão senatorial” de Rodrigo Maia.
Terceira faixa
O governador Romeu Zema, Novo, anunciou a liberação de recursos para a criação da terceira faixa da rodovia MG-167, que liga Três Pontas a Varginha. A ampliação, que é uma demanda antiga da população, segundo Zema, será realizada pelo DER, com recursos do programa estadual Abrace uma Rodovia.
O adeus da Ford
A queda de 39,2% nas vendas de veículos da Ford pesou na decisão da montadora americana de encerar a produção de veículos no Brasil. Será mantido apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, localizadas em São Paulo. Com o fechamento das fábricas em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) serão demitidos 1.300 funcionários. A empresa disse que serão demitidos cinco mil funcionários no Brasil e na Argentina. A fábrica de Camaçari, que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté, onde eram feitos motores e transmissões, serão fechadas imediatamente. No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte. Um detalhe que tem incomodado é o fato de a Ford ter recebido R$ 20 bilhões em incentivos fiscais.
Candidatura sem conchavos
Mesmo com os acordos partidários em torno das candidaturas de Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL), o deputado Fábio Ramalho, o Fabinho Liderança (MDB-MG), mantém firme a sua campanha. Ele afirma que não faz conchavos políticos e que a força do seu nome vem do apoio popular e que decidiu lançar “a candidatura como alternativa ao cenário de polarização. O objetivo é apresentar alternativa, uma opção diferente, mas alinhar os interesses da população brasileira com o Parlamento. Eu tenho um mandato muito próximo da população”.
Intimidação pela força policial
Um projeto que está sendo preparado no Congresso Nacional cria polêmica entre os governadores, por propor restringir o poder de governadores sobre as polícias Civil e Militar e criar um Conselho Nacional de Polícia Civil ligado à União. O governador de São Paulo, João Doria, disse ser radicalmente contra a proposta. Ele disse que já se manifestou: “inclusive transmitindo aos nossos líderes em Brasília, na Câmara Federal e no Senado, a posição contrária a essa proposta que veio do Legislativo, mas inspirada no Palácio do Planalto, nessa visão de quem gosta de pólvora, de cheiro de pólvora, que é o presidente Jair Bolsonaro”. A maioria dos governadores é contra a proposta, segundo Doria.
Escolhendo o adversário
Defensor da candidatura do apresentador Luciano Huck à presidência da República, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, se diverte com a resistência ao nome do apresentador. Segundo ele, bolsonaristas, petistas e, agora ciristas, não gostam nem de pensar nessa possibilidade. Para ele, “algo interessante está acontecendo nas redes em relação ao medo que causa a possível candidatura de Luciano Huck: Bolsonaristas e lulistas há tempos existem no histerismo. Agora, surgem os ciristas. Minoria tão agressiva quanto os outros, embora parece ter alguns mais bem educados.” Luciano Huck, por enquanto, resiste à ideia de participar da disputa no ano que vem.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)