Os alunos da rede municipal de ensino participam do projeto “Apenas Insetos? Reflexões literárias”, executado pelo grupo Trilha da Leitura, da Secretaria de Educação de Montes Claros. Durante reunião virtual com os educadores do Município, ocorreu o lançamento de “Apenas Insetos? Reflexões literárias”, o seu tema de trabalho para o segundo semestre de 2022. A proposta visa desenvolver ações que proporcionem aos alunos a vivência de experiências de leitura literária, com vistas a contemplar o inseto como motivo poético e reflexivo em seus mais diversos ambientes, destacando a importância de cada ser vivo em sua individualidade e diversidade, favorecendo vivências éticas e estéticas e contribuindo para a prática do letramento literário e da formação do leitor.
A temática em questão baseia-se no tema “Insetos”, proposto pela equipe da Coordenadoria Municipal de Educação Infantil para o segundo semestre deste ano, que busca fomentar o debate acerca dos insetos e ampliar o conhecimento sobre a sua importância nas relações ecossistêmicas. Neste sentido, a equipe do Trilha propõe a ampliação das reflexões sobre o inseto, trazendo-as para o campo da arte literária e poética, expondo a grandeza de cada ser vivo do planeta, a partir de leituras de literatura, necessárias à vida plena do ser humano.
“A literatura é um direito que deve ser garantido a todos, sendo condição básica para o processo de humanização do homem. Nesse sentido, a cada novo semestre, ao propor um tema de trabalho reflexivo a partir do contato com o texto literário, o Trilha da Leitura possibilita a vivência da arte literária na escola e além dela, estabelecendo um pacto inconsciente entre o texto e o leitor, em que este é convidado a embarcar num mundo de outro tipo, numa outra dimensão, que não é a de sua realidade cotidiana, mas ajuda a iluminá-la. Depois da leitura, o leitor volta a essa realidade transformado, e tal efeito, segundo Ana Maria Machado em seu livro Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leitura (2011), não se consegue apenas com uma atitude passiva, mas com um trabalho mental e imaginário ativo, intenso, por vezes dificultoso: ‘a atividade intelectual que permite a construção imaginária simultânea de outros roteiros possíveis, paralelos ao que se está lendo’, o que evidencia a importância do trabalho com a literatura”, destaca a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.
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