Incêndio atinge área do Parque Estadual da Lapa Grande em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Incêndio atinge área do Parque Estadual da Lapa Grande em Montes Claros

A Polícia Civil investiga as causa que provocaram um incêndio que atingiu uma área de 50 hectares no Parque Estadual da Lapa Grande, na estrada de Buriti de Campo Seco, a oito quilômetros de Nova Esperança.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando a equipe chegou ao local, dois brigadistas do Instituto Estadual de Florestas já estavam no local. Após monitoramento, foram identificados vários focos de incêndio espalhados pelo terreno, com vegetação predominante do cerrado.

Munidos de equipamentos de proteção individual e com uso de técnicas de combate a incêndios, os miliares iniciaram o combate. Posteriormente, mais oito brigadistas, do IEF e voluntários, e um caminhão-pipa de uma empresa de reflorestamento apoiaram os trabalhos.

Alerta

O Corpo de Bombeiros já registrou 109 ocorrências de incêndios florestais no Norte de Minas em setembro. Entre os municípios atendidos estão Janaúba, Salinas, Montes Claros, Verdelândia, Januária e Capitão Enéas. Não há registro de vítimas.

Apesar do número impactante, a corporação apontou uma redução de 27,5% em ocorrências desse tipo no comparativo com o mesmo período do ano passado. Essa queda pode ser explicada pelo trabalho educativo realizado pelo Corpo de Bombeiros, com foco em educação ambiental, e também pelas rondas que estão sendo feitas em torno de unidades de conservação e pelas vistorias em lotes vagos.

Conforme a corporação, o aumento de ocorrências desse tipo nessa época do ano ocorre em função da elevação das temperaturas, diminuição da umidade relativa do ar e à falta de conscientização da população.

“O Corpo de Bombeiros reforça a importância dos cidadãos não utilizarem fogo para limpeza do pasto, considerando os riscos para o meio ambiente, para propriedades e rebanhos”, destaca a nota do Corpo de Bombeiros. Quem tiver informação de incêndios criminosos podem denunciar pelo telefone 181.

%d blogueiros gostam disto: