Comandante do Exercito enfatiza papel de dom João VI na Independência - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Comandante do Exercito enfatiza papel de dom João VI na Independência

O coronel Hildelgard Vasconcelos, comandante do 55º Batalhão de Infantaria do Exercito em Montes Claros, enfatizou o papel de Dom João VI na Independência do Brasil, em palestra realizada na noite de segunda-feira na Loja Maçônica União, Paz e Justiça, de Montes Claros. O evento marca os 200 anos da Independência e os 200 do Grande Oriente do Brasil, instituição maçônica onde o patriarca da Independência, José Bonifácio e Dom Pedro I foram grão-mestres em 1822. Na historia da Maçonaria a independência do Brasil foi decidida em 20 de agosto de 1822, em reunião da Maçonaria.

O comandante enfatizou que Dom João veio para o Brasil para fugir da invasão de Napoleão e que chegou ao Brasil com toda estrutura de Governo. Ele notou que a independência seria inevitável e por isso preparou o filho, inclusive reconheceu o ato o que ajudou outros países europeus a seguirem o exemplo. Ele falou que durante dois anos ocorreram resistência contra o ato, como na Bahia e Rio Grande do sul.

Na mesma solenidade, presidida pelo venerável Ramom Ribas os maçons Celso Costa de Souza, João Henrique Ribeiro e José Paulo de Araújo receberam a Medalha Dom Pedro I, por mais de 45 anos prestados a Ordem. O Grão-mestre-adjunto Olímpio Maia participou do evento.

%d blogueiros gostam disto: