Eleve a comunicação interna na indústria e engaje os colaboradores - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Eleve a comunicação interna na indústria e engaje os colaboradores

GABRIEL KESSLER

CGO da startup Dialog

A Comunicação Interna tem ganhado um papel importante dentro de qualquer empresa, independente do setor. Para se ter ideia, a Comunicação Interna (CI) foi apontada como um dos legados da pandemia pelo GPTW, que também a elencou como uma das prioridades de Gestão de Pessoas para 2022.

Porém, se percebe que a indústria enfrenta desafios muito próprios de comunicação para levar mensagens, atualizações, pesquisas e treinamentos para os seus colaboradores, pois no dia a dia precisa superar características como a pulverização dos funcionários em diferentes plantas, turnos e variados níveis de cargos.

Não investir em comunicação interna abre espaço para a falta de entendimento sobre assuntos relevantes para a empresa. Não trabalhar a comunicação interna abre brechas para a falta de engajamento com a cultura da empresa e falta de padronização de serviços, por exemplo.

Essas falhas impactam diretamente nos resultados do negócio com erros de produção, desencontro de informações, falha no atendimento ao cliente e rotatividade de colaboradores. É necessário entender a importância da comunicação interna dentro de uma empresa, que é a responsável por fazer a ponte entre empresa e colaboradores por meio da informação.

Nos últimos anos, foi ficando cada vez mais claro o impacto da comunicação interna nos resultados do negócio, justamente por essa intersecção com vários temas importantes, como compartilhamento ágil de informações, engajamento, experiência do colaborador e employer branding.

Precisamos levar em consideração os desafios enfrentados pela indústria, então investir nessa área promove a aproximação da empresa com os colaboradores.

Para entender a melhor forma de trabalhar a CI na indústria, listo as principais dicas. Confira:

1. Invista em estratégia digital

É fundamental investir em uma estratégia que priorize a mobilidade e a rotina dos diferentes colaboradores. O público operacional é o mais atingido quando pensamos em canais obsoletos, como murais impressos e revistas. Por isso, optar por um canal digital que chegue até os profissionais, não importa onde estejam, é importante para o trabalho transformador e de qualidade na indústria.

2. Tenha a tecnologia como aliada

A comunicação interna atua como ponte entre organização e colaboradores, então a tecnologia deve ser aliada da comunicação em todos os setores. Isso deve acontecer principalmente naqueles que precisam vencer a distância para alcançar seus colaboradores, como no caso da indústria.

Isso constrói e fortalece vínculos e relações de confiança com os profissionais, contribuindo para um clima organizacional melhor, impactando no engajamento e resultados individuais e da empresa como um todo.

3. Entenda o público interno

Existem vários pontos importantes na implementação de CI dentro de uma empresa, mas um dos mais necessários é entender os diferentes públicos internos, suas necessidades, rotinas e hábitos. Tudo isso é crucial para um planejamento de sucesso e para que a estratégia seja eficiente.

4. Entenda a área como estratégica

É impossível pensar em trabalhar estratégias dentro de uma empresa sem entender muito bem a área em que ela atua. O principal ponto é buscar olhar em como esse trabalho pode suportar a estratégia do negócio, assim como vencer desafios e dores enfrentadas pela empresa. Dessa forma, a comunicação interna ganha mais credibilidade e força dentro da empresa.

5. Use a comunicação para chegar na linha de produção

Uma das principais dores dentro da indústria é não conseguir chegar no colaborador que está na linha de produção. Por conta disso, as empresas devem adotar uma estratégia com canais e planejamento que contemplem a necessidade e rotina do público operacional. Isso é importante para oferecer uma melhor experiência para o colaborador, trabalhar engajamento, employer branding, cultura e clima organizacional.

A partir de um canal digital apoiado pelo uso de celular, por exemplo, essa dor de cabeça é minimizada, pois as pessoas estão acostumadas com a dinâmica de uma rede social e aderem mais facilmente a esse modelo de acesso à comunicação interna.