Montes Claros recebe formação do Selo Unicef para crianças e adolescentes - Rede Gazeta de Comunicação

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Montes Claros recebe formação do Selo Unicef para crianças e adolescentes

DA REDAÇÃO

Fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar e garantir a aprendizagem é o objetivo do Encontro pela Educação no Selo Unicef – Fortalecendo políticas públicas para crianças, que será realizado hoje (23), entre 8h e 16h, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). O evento é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em parceria com o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH) e segue até amanhã.

De acordo com a especialista em educação do Unicef, Verônica Bezerra, o encontro reunirá técnicos das áreas de saúde e educação engajados no Selo Unicef e na Busca Ativa Escolar, a fim de compartilhar experiências, realizar estudos de caso e aprofundar o aprendizado sobre as metodologias das duas estratégias com vistas a atuar nos municípios para reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes.

“Em momentos como esse fortalecemos nosso pacto com cada município, para buscar coletivamente cada menina e cada menino garantindo seu direito de estar na escola protegido, convivendo e aprendendo”, destaca a especialista.

Evasão escolar, qualidade da educação infantil, importância da busca ativa vacinal, desenvolvimento da primeira infância e proteção contra violências são alguns dos temas abordados no evento que tem caráter formativo.

O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, considera o evento de grande importância para os municípios do Norte de Minas. “É dever e compromisso dos gestores municipais priorizar a educação, especialmente a garantia de uma escola de qualidade ofertada às crianças e adolescentes. Eventos como este realizado pelo Unicef trazem maior conhecimento e mostram que os gestores devem acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. Participar e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, especialmente na escola, devem ser metas dos governos municipais, bem como a redução da evasão, uma realidade vivida na maioria dos municípios. Por isso, a importância desse encontro”, destaca Bispo.

Exclusão – O Brasil vinha avançando, lentamente, no acesso de crianças e adolescentes à escola nos últimos anos. Mas a pandemia de Covid-19 trouxe uma regressão de duas décadas. Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil, de acordo com estudos lançados pelo Unicef. A pesquisa indicou que quase 1,5 milhão de estudantes não frequentavam a escola (remota ou presencialmente) e outros 3,7 milhões que estavam matriculados, não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram se manter aprendendo em casa.