Programa ‘Outro Norte’ realizou capacitação dos professores em seis cidades na última semana - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Programa ‘Outro Norte’ realizou capacitação dos professores em seis cidades na última semana

O Departamento de Saneamento e Engenharia do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) realizou durante a última semana Capacitações para professores da Rede Municipal de Ensino de seis cidades: Lontra, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Bonito de Minas, Cônego Marinho e Capitão Enéas.

Na oportunidade, foi apresentado aos profissionais sobre o Programa de Educação ambiental Outro Norte, que tem, dentre diversas ações, o desenvolvimento de atividades dentro das escolas, com os alunos e colaboradores, tanto na teoria, como na prática. Uma das intervenções que serão feitas junto aos alunos é a Gincana de recicláveis, que tem o objetivo de incentivar a coleta seletiva e será feita durante todo o 2⁰ semestre desse ano.

A cada dez embalagens entregues na escola no dia estipulado para o recebimento dos materiais, o aluno recebe um cupom para participar do sorteio que tem, entre outros prêmios, computadores, notebooks e bicicletas. Assim, quanto mais embalagens recicláveis a criança levar, mais chances ela terá de ganhar prêmios. O resultado será divulgado em dezembro.

“O programa de educação ambiental tem um público direto e indireto, o direto são os alunos. Então, até o momento temos 70 escolas cadastradas, com um total de 25 mil alunos que serão capacitados. Eles vão receber diversas informações referentes aos novos hábitos sobre o meio ambiente. Com isso, essas crianças levam todas essas informações para casa, e a população em geral, de aproximadamente 400 mil habitantes, que é o público indireto. E dentro disso tudo, temos duas atividades práticas que vão envolver os alunos, que é a gincana de recicláveis, com planejamento de recolher mais de 5 milhões de embalagens. E realizar o plantio simultâneo de 60 mil mudas de árvores”, explicou o engenheiro ambiental Pedro Bicalho.

A arquiteta e urbanista, Maria Helenna Almeida, observou que os professores demonstraram empolgação com o programa, o que é um ponto positivo. “O objetivo do Programa de Educação Ambiental OUTRO NORTE é levar o nosso Norte de Minas para outro norte, com uma melhor qualidade de vida e com hábitos mais sustentáveis, conscientizando os participantes sobre a importância da arborização, importância da reciclagem e da coleta seletiva. Observamos que os professores estão bem animados e ansiosos pela efetivação do programa. As cidades não tem coleta seletiva e será uma ótima oportunidade para começar a implantação nos municípios”, comentou.

O prefeito de Francisco Dumont e presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo também está confiante com o resultado das atividades. “Precisamos dar os primeiros passos para incentivar a sustentabilidade. Só discursos não resolvem, por isso estamos fazendo essa evolução na prática, de modo que todo o Norte de Minas esteja envolvido nesse processo”, destacou Eduardo.

Já o coordenador de planejamento do Codanorte, João Ribeiro, ressaltou sobre a necessidade de adesão da população para que todas as outras etapas sejam eficazes. “Sem a participação de quem está lá lidando com esses resíduos diariamente em casa, nada fará sentido. Pois são nas residências que é produzido a maioria dos resíduos da nossa cidade. Quando falamos em educação ambiental, estamos falando de envolver não só as crianças, mas os pais delas, a família, os amigos. Para que de fato esse número de resíduos jogados de maneira inadequada diminua cada vez mais”, ressaltou.

As visitas continuam e nesta semana a equipe está visitando as cidades de Lagoa dos Patos, Coração de Jesus, São João do Pacuí, Itacarambi, Manga, Montalvânia, Juvenília, Miravânia, Ponto Chique, Ibiaí, Francisco Dumont, Guaraciama e Varzelândia.