Com foco nas dificuldades do Projeto Jaíba, o deputado estadual Carlos Pimenta participou de reunião das Comissões de Agropecuária e Agroindústria e de Meio Ambiente e Desenvolvimento, dentro do 1º Ciclo do Assembleia Fiscaliza. A reunião debateu também as ações voltadas para a agricultura familiar, um dos pontos mais importantes dos questionamentos dos deputados ao Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Fernandes.
Questões como regulamentação fundiária e regras para produtos de origem animal estiveram no centro dos debates, que teve ainda como uma das principais preocupações a agricultura irrigada, que muitas vezes exige a construção de pequenas barragens. Tais intervenções demandam licenciamento ambiental e isso, tem dificultado a vida de alguns agricultores.
- Hospital Mário Ribeiro vai operar com Robô Da Vinci
- Desde 2018, senador Carlos Viana projeta o Norte de Minas como potência em energia solar no Brasil
- COLUNA SINDIJORI
- Treinamento de brigada de incêndio prepara colaboradores do Sicoob Credinor para emergências
- Lar Mãe Rainha promove rifa para reformar ala feminina e pede ajuda da comunidade
Atento a cada questionamento dos deputados, o secretário Thales Fernandes disse que recentemente foi feito um Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), que ele definiu como “radiografia das bacias e das sub-bacias”. O diagnóstico deve ajudar a melhorar o acesso à água para os produtores.
Na oportunidade, o deputado Carlos Pimenta (PDT) também tratou da agricultura irrigada ao falar do Projeto Jaíba, voltado para a produção de frutas. Ele apontou que o projeto tem enfrentado dificuldades para escoar os produtos porque as estradas que ligam os núcleos produtivos entre si estão degradadas.
De acordo com Pimenta, “é triste ver a situação do Projeto Jaíba. Os maiores agricultores estão comprando as glebas de terras de um ou outro pequeno agricultou, com isso, o Projeto vai perdendo aquele sentido social. A energia tá cara, as estradas estão ruins, precisando de recuperação, e os caminhões não conseguem levar as frutas, que acabam chegando ao seu destino estragadas”, conclui.
O secretário, que assumiu a pasta há três meses, disse que visitará o projeto nas próximas semanas pela primeira vez e que vai verificar a questão. (MARGARIDA MAGALHÃES – Colaboradora)
ASSEMBLEIA FISCALIZA
O Assembleia Fiscaliza é uma iniciativa que visa aprimorar a função fiscalizadora do Parlamento mineiro. A cada semestre, autoridades do governo estadual vêm à Assembleia prestar contas. Os deputados escolhem quais temas serão abordados em cada rodada e informam ao Executivo. No dia das reuniões, secretários de Estado e gestores apresentam seus resultados e respondem a perguntas dos parlamentares.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)