O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) inaugurou duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USB) em uma cerimônia unificada que aconteceu na segunda-feira (27), na base integrada do SAMU e Corpo de Bombeiros, no município de Salinas. A solenidade contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que, representando o governador de Minas, autorizou a implantação do serviço nos municípios de Salinas, Manga, Jequitaí e no distrito de Vale das Cancelas, em Grão Mogol.
As novas unidades foram possíveis graças a um estudo minucioso apresentado ao Governo do Estado de Minas Gerais e ao Governo Federal revelando a necessidade da ampliação do serviço no Norte de Minas. Com isso, Salinas e Manga, que já possuíam, uma equipe formada por um técnico em enfermagem e um condutor socorrista, receberão reforço com mais uma equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista, que comporão a USA. No caso de Jequitaí e Grão Mogol, os municípios ainda não possuíam nenhuma unidade e contavam com a prestação de serviço das bases do SAMU de sua microrregião e receberão uma USB.
“Receber essa base avançada aqui, para nós, é sinônimo de desenvolvimento. Desde quando fui presidente lá, a gente já lutava por isso e, hoje, a gente vê se tornar realidade”, disse o prefeito de Salinas, Joaquim Neres, que foi presidente do SAMU na gestão 2015/2016. O prefeito de Manga, Anastácio Guedes, que também recebeu uma USA em seu município, lembrou que para realizar transferências inter-hospitalares contavam com o apoio das unidades do SAMU de Januária ou Janaúba e que, agora, os manguenses poderão contar com uma equipe médica 24 horas para os atendimentos mais graves e com mais agilidade nas transferências.
O chefe do Executivo de Grão Mogol, Diego Fagundes, destacou o quão é importante a existência da unidade em seu município, pois, recentemente, ele precisou utilizar o serviço do SAMU da base de Francisco Sá, após um ônibus escolar cair em uma ribanceira. Entre os alunos que ocupavam o veículo estava o seu filho que apresentava fratura exposta na perna e precisou ser transferido para um hospital em Montes Claros. O prefeito de Jequitaí, Eldima Caldeira, comemorou muito com a tão aguardada base do SAMU na cidade, destacou ainda a união de esforços do Cisrun, municípios, deputados e Estado para a implantação da unidade e lembrou que Jequitaí é o segundo município da microrregião de Pirapora a receber uma unidade do SAMU.
- Hospital Mário Ribeiro vai operar com Robô Da Vinci
- Desde 2018, senador Carlos Viana projeta o Norte de Minas como potência em energia solar no Brasil
- COLUNA SINDIJORI
- Treinamento de brigada de incêndio prepara colaboradores do Sicoob Credinor para emergências
- Lar Mãe Rainha promove rifa para reformar ala feminina e pede ajuda da comunidade
“Eu tenho uma grande ligação com a urgência e emergência na minha vida: meus primeiros oito anos como médico foram diretamente com urgência e emergência e certamente o SAMU é um dos pontos que mais me marcou na vida. Já transportei vários pacientes graves e sei o tanto que essa estrutura que a gente está podendo montar hoje vai fazer toda diferença. A gente sabe como o tempo de resposta muda quando você chega rápido ao paciente, seja em um infarto, AVC ou um trauma” disse o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
Após a cerimônia unificada em Salinas, as ambulâncias das demais cidades foram entregues pessoalmente pelo presidente do SAMU Macro Norte, Marcelo Meireles, em breves cerimônias que aconteceram na segunda e na terça-feira nos respectivos municípios. Em suas falas, Meireles ressaltou o apoio e a parceria do Governo do Estado que foi primordial para que as unidades fossem implantadas. Marcelo ainda destacou que equipes extremamente qualificadas, e que são capacitadas continuamente, tripulam as unidades para prestar um atendimento no padrão pelo qual o SAMU é reconhecido pela população norte mineira.
Estrutura
Com o aumento da cobertura, o SAMU Macro Norte passa a contar com 44 bases descentralizadas sendo 12 Unidades de Suporte Avançado e 58 Unidades de Suporte Básico e um total de 60 ambulâncias espalhadas pelo Norte de Minas.
A Unidade de Suporte Avançado, conhecida também como UTI Móvel, conta com equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, como trombolíticos que são utilizados em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio, a adrenalina utilizada em parada cardiorrespiratória, dentre outros. A USA ainda realiza transferências inter-hospitalares de pacientes graves. Já a Unidade de Suporte Básico possui materiais para curativos, imobilização e acesso venoso, além do Desfibrilador Automático Externo (DEA), utilizado em paradas cardiorrespiratórias, dentre outros.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)