Plano Nacional visa o enfrentamento à violência contra crianças - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Plano Nacional visa o enfrentamento à violência contra crianças

DA REDAÇÃO

Foi anunciado pelo Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. Conforme a pasta, cerca R$109 milhões serão investidos em temáticas de exploração sexual e violência física, psicológica e institucional. A ministra Cristiane Britto enfatizou: “hoje é um dia que gostaria de celebrar o fim de todo abuso ou exploração de crianças neste país. Não podemos tratar qualquer um destes casos com naturalidade ou como se fosse mais um. Devemos, todos os dias, nos indignar com cada caso relatado por vizinhos, imprensa”.

Em 2021, a central de denúncias contra os direitos humanos – o Disque 100 – recebeu quase 19 mil queixas de violência sexual contra crianças e adolescentes, isso se agrava considerando o fato de que muitos casos não são denunciados. É importante ressaltar que a violência sexual pode ocorrer de duas formas: pelo abuso sexual e/ou pela exploração sexual. A diferença é que, na exploração sexual, a criança ou o adolescente são usados para fins sexuais, com a intenção de gerar lucro. Em comum, está o fato de que na maior parte dos casos, o abusador é próximo ou faz parte da família das vítimas.

Ainda de acordo com a ministra, “quando falamos do abuso, infelizmente lamentamos que cerca de 90% dos casos ocorrem em casa e o algoz é quase sempre o familiar ou alguém próximo à criança”; e ela continuou: “aos pais ou responsáveis por vítimas de violência sexual, que busquem apoio para toda a família. A cura não vem com o silêncio, mas com terapia, com ajuda e orientação profissional”.

%d blogueiros gostam disto: