Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos é inaugurada em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos é inaugurada em Montes Claros

O Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE), a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e o Ministério do Meio Ambiente inauguraram na última terça-feira (21) a Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos, em Montes Claros. Conforme explica Eduardo Rabelo, presidente do Codanorte, a intensão é facilitar a destinação final e ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em todos os 62 municípios integrantes do consórcio.

Rabelo esclarece: “a estimativa é que sejam recebidas cerca de 400 toneladas/ano desses materiais, os quais antes eram jogados nos lixões, ou destinados aos aterros sanitários. A mudança contribui para o meio ambiente, para a saúde da população e para a geração de empregos”. A regulamentação para reciclagem e logística reversa do setor foi publicada há dois anos, quando o Decreto Federal 10.240/2020 estabeleceu a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, com a obrigatoriedade determinada para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.

A central será em uma empresa privada, que já trabalha com resíduos eletroeletrônicos e fará o recebimento e armazenamento dos resíduos coletados nos municípios membros do consórcio. O proprietário da empresa em questão, André Lopes, explica: “essa é a primeira central desse segmento no interior de Minas Gerais. Onde estamos envolvendo todos os atores dessa luta ambiental. É como a Política Nacional dos Resíduos Sólidos fala: tem que ter a responsabilidade compartilhada”; e ele ainda acrescenta: “junto ao Codanorte, vamos coletar esse material e voltá-lo para uma vida útil. Ou seja, ao invés de você degradar o meio ambiente para produzir um ferro, um plástico, ou outros itens, a gente aproveita esse material desses resíduos que são gerados nas nossas residências”. Após esses materiais serem coletados pela empresa, a ABREE faz a retirada desses resíduos para a destinação final ambientalmente correta. Voltando-os para a cadeia produtiva.

Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE, afirma: “a importância do eletroeletrônico para o setor produtivo é muito grande. Todos nós, o tempo todo, em nossas casas ou no trabalho, estamos manipulando esses materiais. E temos que entender que no final da sua vida útil ele deve ser descartado corretamente. Esse é nosso papel. Temos vários em torno de 3.700 pontos de recebimento em todo o Brasil, pois essa parte onde a população consegue levar o seu resíduo é essencial. Essa parceria com o Codanorte, conseguimos atingir ainda mais pessoas através de campanhas nesses 62 municípios consorciados”, disse.

A solenidade de inauguração ainda contou com a presença do Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente, André França, que ressaltou sobre a disponibilidade de mais de 100 pontos de coleta espalhados pelo Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, distribuídos pela área de abrangência do Codanorte. “Todo esse material produzido por mais de 1 milhão de pessoas ia, na melhor das hipóteses para um aterro, quando não era jogado nos lixões. Agora, ele terá um destino certo. Vai para a reciclagem, gerar novos produtos, gerar empregos verdes, preservando os recursos naturais, evitando a poluição ambiental, protegendo o solo, protegendo a árvore, protegendo o ar e a saúde das pessoas”. (VS)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: