Evento que será realizado nesta quarta-feira (15/6) é voltado para profissionais e gestores de saúde e terá transmissão ao vivo pela internet
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, nesta quarta-feira (15/6), mesa-redonda virtual para discussão sobre o uso de testes rápidos na assistência para arbovírus – agente causador de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.
O debate é voltado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, laboratoristas e coordenadores da assistência e epidemiologia das secretarias municipais e Unidades Regionais de Saúde.
A transmissão será on-line, das 13h30 às 17h30, pelo canal de Youtube do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).
A mesa virtual foi proposta pelo Comitê Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, do qual fazem parte a Diretoria de Vigilância de Agravos Transmissíveis, a Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o Cosems-MG, além de outros setores e parceiros da SES-MG.
Segundo Danielle Capistrano, coordenadora Estadual de Vigilância das Arboviroses da SES-MG, o encontro será “um momento oportuno para discutir e fazer uma análise sobre o uso dos testes rápidos na rotina assistencial para as arboviroses, potencialidades e limitações para conduta clínica, diagnóstico e os impactos na vigilância laboratorial”.
Confira a programação:
O evento será aberto com a palestra “Desafios e fragilidades do uso de testes rápidos na Vigilância das Arboviroses nos Municípios Brasileiros, ministrado por Alessandro Aldrin Pinheiro Chagas. “Vigilância Laboratorial e o Uso de Técnico Operacional dos Testes Rápidos no Fechamento dos Casos de Arboviroses” é o tema da palestra ministrada por Emerson Araújo do CGLAB/MS. Daniele Henriques, do Instituto Evandro Chagas SVS/MS ministrará a palestra “Diagnóstico sorológico para as Arboviroses”. Uma das palestras mais aguardada do evento será a ministrada pelo professor Flávio Guimarães da Fonseca, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que irá abordar as “Novas tecnologias diagnosticas na Vigilância de Arbovírus”.
Acontecem ainda as palestras “Teste Rápido uma Experiência na Rotina do serviço Assistencial realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte” e “Uso do Teste Rápido: orientações prática no manejo do paciente suspeito com Arbovírus e Interpretações”. (Agência Minas)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)