Com as metas de vacinação longe de serem alcançadas – o objetivo é 90% do público imunizado contra a gripe e 95% contra o sarampo -, a prorrogação das campanhas até o dia 24 de junho, pelo Ministério da Saúde, tende a contribuir para que mais pessoas possam se vacinar.
Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, foram aplicadas 163.385 doses de imunizantes contra a gripe até o dia 1º de junho. Esse número corresponde a 45,91% do total da população dos públicos-alvo, que é de 355.853 pessoas. Os grupos dos trabalhadores da saúde e dos idosos representaram as melhores coberturas até o momento com, respectivamente, 66,46% e 60,17% de imunização. Já os grupos das gestantes, puérperas e crianças ainda preocupam, com índices de 28,81% para gestantes, 33,68% em puérperas e 43,46% das crianças. Uma das causas para essa baixa taxa de crianças imunizadas pode ser relacionada à chegada do tempo mais frio, que traz com ele uma frequência de síndromes respiratórias. “Os pais evitam levar a criança para se vacinar por acreditarem que não é recomendado, estando com sintomas gripais. Todavia, o que é de fato contraindicado pelo Ministério da Saúde é a imunização durante o quadro febril”, ressalta Anderson Pessi, técnico da Imunização da SRS Varginha, responsável pela análise de dados das campanhas e vacinas de rotina.
Sobre o sarampo, deve-se ressaltar que a dose da Triviral vem sendo constantemente ofertada em campanhas devido ao surgimento de casos em crianças e à exposição dos profissionais de saúde ao vírus, que se considerava erradicado. “Ter as duas doses contra o Sarampo no cartão vacinal não impede que os profissionais de saúde e crianças tomem o reforço nas campanhas, pelo contrário; devido a esse retorno dos registros da doença, é muito importante que o público-alvo receba esta vacina sempre quando ofertada”, frisou Monique Borsato, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS. Dentre os 50 municípios que fazem parte da abrangência da Regional Varginha, 28.128 crianças haviam sido imunizadas até 30 de maio, equivalente a 57,35% do público total desta faixa. Já entre os profissionais de saúde, 12.783 pessoas receberam a dose até esta data, representando 57,50% desse público.
Diante deste cenário, as equipes municipais vêm trabalhando estratégias para que se alcance as metas e, o mais importante, se amplie o número de imunizados contra essas doenças. O município de Varginha optou por realizar, no dia 4 de junho, mais um Dia D, além de 30 de maio, que foi preconizado pelo Ministério da Saúde. Foram aplicadas, neste último dia D, 630 doses da vacina contra gripe e 282 doses contra o sarampo; além disso, 950 doses da covid-19 foram aplicadas. O médico infectologista e superintendente da Covid-19 do município de Varginha, Luís Carlos Coelho, ressalta que o objetivo real é de “ampliar a cobertura vacinal, principalmente para esses grupos sujeitos a maiores riscos e mais vulnerabilidade”. (Portal SES-MG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)