Procuradoria debate ações da Sedese e violência doméstica - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Procuradoria debate ações da Sedese e violência doméstica

As sete políticas sociais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a violência doméstica e familiar estarão na pauta dos Encontros com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os debates serão realizados nesta terça-feira (3/5/22), a partir das 14 horas, no Auditório José Alencar, com transmissão ao vivo pelo canal da ALMG no YouTube.

A titular da Sedese, secretária Elizabeth Jucá e Mello Jacometti, é aguardada para falar sobre o primeiro tema. Já a assessora institucional e coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública de Minas Gerais, Samantha Vilarinho Mello Alves, abordará a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Equidade de gênero

Esta é a quarta semana dos Encontros com a Procuradoria da Mulher, que foram iniciados no dia 12 de abril. Outras duas reuniões estão agendadas, nos dias 10 e 17 de maio, também às 14 horas. A ação busca disseminar informações sobre políticas públicas voltados para a equidade de gênero e para o enfrentamento das violências contra a mulher.

Também são objetivos dos encontros fomentar a participação e a representatividade das mulheres nos espaços decisórios e de poder, divulgar a rede de proteção às mulheres e incentivar a criação de procuradorias da mulher no âmbito dos municípios.

O evento ainda consolida o papel da Procuradoria da Mulher da ALMG, criada por meio da Resolução 5.590, de 2021, como parte de uma estratégia de fortalecimento da atuação política das deputadas e de atendimento a demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher. A mesma resolução criou no Parlamento a Bancada Feminina.

Como primeiras titulares da Procuradoria, foram designadas, pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), a deputada Ione Pinheiro (União) como procuradora-geral e a deputada Delegada Sheila (PL) como procuradora-adjunta. (Portal ALMG)