Arquidiocese retoma com procissão da Semana Santa em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Arquidiocese retoma com procissão da Semana Santa em Montes Claros

A Arquidiocese de Montes Claros liberou orientações para as celebrações litúrgicas e outras atividades relacionadas à Semana Santa. As celebrações e atividades poderão ocorrer normalmente, obedecendo às orientações das autoridades sanitárias locais. O Secretariado para a Liturgia publicou as orientações, assinadas pelo padre Cleydson Rafael Nery Rodrigues, coordenador do Secretariado para a Liturgia e monsenhor Silvestre José de Melo, administrador diocesano. Nos anos de 2020 e 2021, as atividades públicas foram suspensas, para evitar a aglomeração de pessoas, por causa da pandemia coronavírus. “Após dois difíceis anos em que fomos duramente atingidos pela pandemia da Covid-19, lentamente vamos superando esta triste página de nossa história e retomando nossas atividades pastorais”, destaca o documento.

Na recomendação, é explicado que “tendo em vista o bem espiritual do Povo de Deus, os atos de devoção e manifestações culturais próprios da Semana Santa (procissões, Via-Sacra, Sermão das Sete Palavras e outras atividades) poderão ser realizados, após o acurado discernimento de cada pároco ou administrador paroquial. Para isso, sejam levadas em conta as orientações sanitárias de cada município”. Afirma ainda que “considerando o avanço da vacinação em todo o território arquidiocesano, o baixo índice de ocupação dos leitos nas UTI’s e enfermarias destinadas aos pacientes com Covid-19, a flexibilização das restrições promovida pelas autoridades sanitárias dos municípios que compõe a nossa Arquidiocese, oferecemos as seguintes orientações para as celebrações da Semana Santa neste ano de 2022, que consideram, também, a Nota aos Bispos e às Conferências Episcopais sobre as Celebrações da Semana Santa 20221 e as indicações da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB2 emanadas dos anos anteriores”.

Afirma ainda que considerando que na Missa Crismal “o bispo, concelebrando com o seu presbitério, consagra o santo Crisma e benze os outros óleos, é uma manifestação da comunhão dos presbíteros com o próprio bispo, no único e mesmo sacerdócio e ministério de Cristo. Visto que são os seus cooperadores e conselheiros no ministério cotidiano”, sendo sinal de comunhão eclesial e para que também o povo possa participar, essa celebração, como era de costume, acontecerá na quinta-feira que antecede a Semana Santa, neste ano, no dia 7 de abril, às 19 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A celebração será presidida pelo arcebispo emérito, dom José Alberto Moura e concelebrada por todo o presbitério. Aos presbíteros e diáconos, nessa Celebração Eucarística serão utilizados os paramentos das celebrações arquidiocesanas

A recomendação é que “os recipientes contendo os óleos não utilizados no ano passado e, porventura, de anos anteriores, poderão ser devolvidos até o dia 6 de abril, na Secretaria Paroquial da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (Centro Paroquial João Paulo II). No dia, 7 de abril, às 16h, na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia (bairro Santa Rita em Montes Claros), haverá a Celebração Penitencial para o Clero.

O Rito do Lava-pés previsto para a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, em que um pequeno grupo de fiéis, que sejam representantes da variedade e da unidade de cada porção do povo de Deus, têm os seus pés lavados e enxugados pelos bispos e sacerdotes: “homens e mulheres, e de modo conveniente, por jovens e idosos, pessoas sãs ou doentes, clero, consagrados ou leigos” poderá ser realizado tendo cuidado como uso da máscara e a higienização. Aos que segundo as circunstâncias julgar potencialmente arriscado, poderá omiti-lo, não sendo permitida a sua substituição por nenhuma outra iniciativa, ideia ou representação que possa ferir o valor simbólico-sacramental desse gesto ritual.

%d blogueiros gostam disto: