EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação
EM DIA COM A NOTÍCIA

Terceira via na visão de Temer

Com o afunilamento das candidaturas e com a proximidade das eleições, o ex-presidente Michel Temer define “a chamada terceira via como uma homenagem não ao candidato, mas ao eleitorado. Meu objetivo é a pacificação do país. A reorganização do país. O presidente da República, logo depois de ser eleito, precisa fazer uma mensagem pela paz no Brasil. Juntar os partidos da situação e da oposição, os chefes de poderes, os governadores e entidades civis para fazer um grande pacto nacional para reconstruir o Brasil. Não olhar para o retrovisor, mas olhar para frente.”

Mudança de rumo

Os movimentos de Geraldo Alckmin (para se viabilizar como vice do ex-presidente Lula na disputa à Presidência da República, foram questionadas ontem pelo governador de São Paulo, João Doria. Ele disse respeitar a trajetória de Alckmin e lembrou que ele foi um dos fundadores do PSDB e que disputou duas eleições contra Lula. O PSDB, segundo Doria, combateu a corrupção de Lula nos 13 anos de governo do partido e questiona o fato de agora, o ex-tucano se alinhar justamente a quem tanto combateu. Sobre o processo eleitoral, Doria disse que a população está preocupada com comida no prato, vacinação dos filhos, proteção dos empregos. O ex-governador Geraldo Alckmin se filiou ontem ao PSB, em evento em Brasília, sem a ausência de Lula. O ex-tucano pode ser indicado para ser vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República. A composição da chapa ainda não está fechada. Lula afirmou que ainda é preciso conversar sobre o assunto.

Governadores mantém congelamento do ICMS sobre combustíveis

Os governadores decidiram prorrogar por mais 90 dias o congelamento do estadual Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), que incide sobre gasolina, etanol e gás de cozinha (GLP). A medida venceria no próximo dia 31 de março. O governador do Piauí, Wellington Dias, PT, que é presidente do Fórum de Governadores, anunciou, em Brasília, a decisão. Segundo Dias os governadores estão “autorizando ao Comsefaz (Comitê Nacional de Secretário da Fazenda) a prorrogar a medida que adotamos desde 1º de novembro de 2021, que fez o congelamento do preço médio base para efeito do ICMS.”

Instituto Histórico e Geográfico e Amagis discutem o movimento modernista

Dando continuidade à série de palestras “Encontros sobre a Semana de 1922, o Modernismo e os Mineiros”, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e a Associação de Magistrados Mineiros (Amagis), promovem, neste sábado (26), mais um debate sobre a influência do movimento nas áreas da arquitetura e da literatura. O evento terá como convidados o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Felipe Cardoso Vale Pires, que vai abordar o tema “Arquitetura Moderna Brasileira: sonho antropofágico manifesto em concreto”. Em seguida, a presidente da Academia Montes-clarense de Letras, Ivana Ferrante Rebello e Almeida, aborda o tema “A Semana de Arte Moderna: “Não fomos colonizados, fizemos carnaval”. A mediação é do pesquisador Fabiano Lopes de Paula.

Influência da Sudene nos municípios mineiros

O senador do MDB mineiro, Carlos Viana avisa que o conselho do Banco do Nordeste autorizou a abertura de cinco novas agências no leste de Minas. As cidades beneficiadas são Governador Valadares, Guanhães, Inhapim, Mantena e Aimorés. Para Viana, esse é um passo importante na inserção e no desenvolvimento dos 81 municípios mineiros que passaram a fazer parte da área mineira da Sudene.

Uma negociação e muitos interesses

O tom da conversa entre o ex-presidente Lula e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, na última segunda-feira, em São Paulo, está sendo mantida em segredo, pelo menos por enquanto. Também acompanhou a conversa o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, no que Kalil chamou de bate-papo e avisou que não tem ideologia e não está amarrado a ninguém. A expectativa é a de que Kalil anuncie amanhã o seu afastamento da prefeitura para disputar o governo de Minas pelo PSD. A negociação passa também pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que tem suas próprias ideias em relação à disputa à presidência da República, apesar de conversar bem com Lula, compor uma chapa em Minas não seria tão fácil. O PT quer indicar o nome de Reginaldo Lopes ao Senado, mas Alexandre Silveira não pretende abrir mão da disputa. Ele assumiu a vaga no Senado no lugar de Antônio Anastásia e conta com o trabalho realizado com prefeitos do interior de Minas para garantir um novo mandato.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: