Montes Claros sobe em ranking nacional de empreendedorismo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros sobe em ranking nacional de empreendedorismo

O Índice de Cidades Empreendedoras, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério da Economia que capacita servidores públicos, mostra Montes Claros em 66ª posição no ranking nacional, e a 5ª posição entre as cidades mineiras. O estudo é realizado em parceria com a Endeavor, uma organização sediada na cidade de Nova York que apoia empreendedores com potencial de impacto econômico e social em suas regiões e utiliza, principalmente, bases de dados públicas, como o Produto Interno Bruto (PIB) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na edição 2022 do Índice de Cidades Empreendedoras, foram analisadas as 101 cidades mais populosas do Brasil.

Na edição 2020 do estudo, Montes Claros havia aparecido na 67ª posição, no país, e na 6ª, em Minas Gerais. Analisando apenas os municípios do sudeste brasileiro, podemos ver que houve uma grande evolução, uma vez que Montes Claros havia ficado na 44ª posição, em 2020, e, agora, aparece no 29º lugar. O Índice de Cidades Empreendedoras pode ser utilizado pelos gestores públicos, pois identifica pontos relevantes para a melhoria da atividade empreendedora, e pelo empreendedor, já que mostra as oportunidades de desenvolvimento em cada região. O cidadão, através da pesquisa, também pode acompanhar o trabalho dos gestores públicos. 

A pesquisa ainda analisa separadamente alguns aspectos que julga importantes para o desenvolvimento da atividade econômica: ambiente regulatório (tempo de processos, tributação e complexidade burocrática), no qual Montes Claros aparece na 35ª posição; infraestrutura (transporte interurbano e condições urbanas), 80ª posição; mercado (desenvolvimento econômico e clientes potenciais), 82ª; acesso a capital (capital disponível), 58º lugar; inovação (inputs e outputs), 82º; capital humano (acesso e qualidade da mão de obra básica e qualificada), 37º; e cultura empreendedora (imagem do empreendedorismo), 65º. (Ascom PMMC)

%d blogueiros gostam disto: