Surto de dengue assusta os montes-clarenses - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Surto de dengue assusta os montes-clarenses

GIRLENO ALENCAR

Um surto de Dengue está assustando os montes-clarenses neste mês de maio, com muitas pessoas se queixando dos sintomas. O que incomoda a população é que após dois anos convivendo com o Coronavirus, agora vem este novo problema. O Levantamento de Infestação Rápida (LIRAa), realizado em janeiro, indicou Montes Claros com 14,3% de infestação, quando o recomendável é de 1%. Desde o início de março que o fumacê começou a circular os bairros da cidade para eliminar o mosquito Aedes aegypti. O LIRAa mostrou que 97,3% dos focos do mosquito está dentro das casas. O Boletim Epidemiológico de Minas Gerais mostra que Montes Claros tem 218 casos de Dengue, 13 de Chikungunya  e 1 de Zika.

Minas Gerais registrou 8.660 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 3.221 casos foram confirmados para a doença. Um óbito foi confirmado pela doença em Minas Gerais, e seis óbitos são investigados até o momento. Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 518 casos prováveis da doença, dos quais 54 foram confirmados. Até então, não há nenhum caso de óbito confirmado, ou mesmo investigado, por Chikungunya em Minas. Quanto ao vírus Zika, foram registrados 13 casos prováveis, sendo 1 confirmado para a doença. Também não há óbitos por Zika em Minas Gerais até o momento.

A Prefeitura de Montes Claros anunciou que realizou, no início deste ano, diversas ações de mobilização, chamadas de “Dia D”, com o objetivo de recolher, nos bairros mais críticos, uma grande quantidade de material inservível que poderia servir de criadouro para o mosquito da dengue. No total, foram atendidos 64 bairros, recolhidos 152 caminhões lotados de material (só de pneus, foram 2.775), e atingidas 121 mil residências. Estima-se que a população beneficiada tenha chegado a 175 mil pessoas.

A Secretaria Municipal de saúde informa que a população precisa continuar fazendo a sua parte,  providenciando a limpeza periódica e o vedamento dos tambores e tanques; limpando semanalmente os ralos e usando tela de malha fina nos mesmos; destinando o lixo para a coleta pública; escoando a água dos pratos de planta; limpando e drenando calhas, lajes e piscinas.

%d blogueiros gostam disto: