EM DIA COM A NOTÍCIA - Rede Gazeta de Comunicação
EM DIA COM A NOTÍCIA

Mourão anuncia candidatura ao Senado

O vice-presidente Hamilton Mourão confirmou que irá mesmo disputar vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul, nas eleições de outubro. Ele confirmou sua candidatura ao chegar para o trabalho usando uma máscara onde se via a bandeira do Rio Grande do Sul e, ao ser perguntado pelos jornalistas, confirmou sua candidatura. A decisão será “comunicada brevemente” de forma oficial, admitindo também redefinir sua filiação partidária. Ele é filiado ao PRTB, mas tem convites de outros partidos.

Semipresidencialismo em debate

A proposta de implementar o semipresidencialismo no Brasil será levada a discussão na Câmara Federal a partir de março, segundo o presidente da Casa, Arthur Lira. A ideia seria uma alteração do regime de governo em 2030. Lira também não acredita na votação desse tema antes da eleição e “qualquer texto que possa ser discutido, analisado e colhido” só deve ser votado em um novo congresso, ou seja, só em 2023.

Assumindo novas funções

O senador Alexandre Silveira (PSD) e o agora ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, fizeram uma visita ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV). Segundo Anastasia, essa foi uma visita de cortesia ao presidente do Legislativo mineiro “em primeiro lugar, pela função institucional que ele ocupa, como chefe do Poder Legislativo de Minas e, ao mesmo tempo, como um grande líder mineiro, um amigo pessoal tanto meu quanto do senador Alexandre. Nós nos apresentamos em nossas novas funções, no meu caso, como ministro do Tribunal de Contas da União, e o senador Alexandre assumindo as funções no Senado.” Antes os dois estiveram com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas, Gilson Soares Lemes.

Em busca do apoio do eleitor mineiro

Em busca da simpatia do eleitor mineiro para tornar sua candidatura à presidência da República viável, o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, avisa que “quando o povo mineiro tem protagonismo na vida nacional, o Brasil anda. Quando Minas está desmoralizada, o Brasil para, como está hoje acontecendo. Em Minas Gerais, 70% do povo votou em Bolsonaro. Foi pelo quê? Por uma obra extraordinária que Bolsonaro apresentou? Não. Foi por um grande projeto? Uma série de ideias importantes para mudar o Brasil? Não, não foi”. Ciro Gomes entende que para sair da “tragédia do Lula, da corrupção e do desastre econômico”, o Brasil caiu em outra tragédia, que é Bolsonaro. Ciro Gomes esteve em Belo Horizonte, encontrou-se com o prefeito Alexandre Kalil e, depois, esteve em Contagem.


‘Alexa’ interrompe reunião no STF

Durante sessão do STF, ministro Ricardo Lewandowski foi interrompido em seu voto por uma assistente virtual. “Seu nome é Mary Kay. Foi isso que você me disse, pelo menos”, disse a voz do dispositivo. O ministro não entendeu o que estava acontecendo, mas o presidente Luís Fux explicou que a “Alexa”, assistente virtual desenvolvida pela Amazon, estava participando da votação. No ano passado, o ministro Barroso foi interrompido pela assistente virtual do iPhone, a famosa Siri. Enquanto falava sobre a base de cálculo do PIS/COFINS, Siri o interrompeu.

MP denuncia ex-secretário fura-fila da vacina

O ex-secretário estadual de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, e mais quatro integrantes da pasta foram denunciados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pelo crime de peculato. A suspeita é de que eles desviaram vacinas dos municípios para imunizar integrantes da secretaria em janeiro de 2021. O caso ficou conhecido como “fura-fila da vacinação” e foi tema de CPI na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O ex-secretário Carlos Eduardo Amaral alega que os servidores vacinados trabalhavam no combate à pandemia e estavam na ordem correta do Programa Nacional de Imunizações.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: