Na última quinta-feira (13), a Defesa Civil e os moradores da ilha Caiapós, em São Romão, fizeram a retirada de animais do local. As chuvas fizeram o Rio São Francisco subir mais de 9 metros no município, conforme a prefeitura. Segundo secretário de Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil, José Alberto de Oliveira Pena, 200 cabeças de gado foram retiradas, além de porcos e galinhas. “A prefeitura disponibiliza a balsa e os próprios donos descem com os animais para o porto e levam para um local seguro”, explica.
De acordo com José Alberto, os bichos foram levados para uma área de pasto que não fica alagada. Até o momento, a água do São Francisco atingiu as ilhas do Coqueiro, Martinha e Caiapós. Esses locais têm cerca de 30 moradias, mas os donos saíram e foram para a cidade por conta da cheia. A área urbana não foi afetada.
“Nós montamos uma força-tarefa e vamos percorrer as ilhas de barco amanhã para vermos se ainda tem algum morador que precisa de ajuda”. O coordenador da Defesa Civil diz que a pior enchente registrada na cidade ocorreu em 1979. “Nós estamos com medo porque a água de Três Marias pode fazer o nível do rio subir ainda mais, provocando estragos”.
A balsa que faz a travessia de pedestres e motoristas no Rio São Francisco, em São Romão, passou a funcionar com horários alterados a partir dessa quinta-feira (13). A travessia entre meia-noite e 6h só será permitida para situações de emergência enquanto perdurar o período de cheia. O funcionamento permanece normal de 6h a meia-noite, mas a travessia de veículos pesados só poderá ser feita até 18h.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)