Montes Claros ira contratar bolsistas de medicina para atender pacientes - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros ira contratar bolsistas de medicina para atender pacientes

GIRLENO ALENCAR

A Prefeitura de Montes Claros contratará acadêmicos de medicina que estão no último período do curso para atenderem nos plantões noturnos, nos casos sintomáticos de gripe. A secretária municipal de saúde, Dulce Pimenta explica que eles atuarão sob a supervisão de um preceptor contratado, tudo dentro da legalidade. Ela confirmou o que o prefeito Humberto Souto tinha anunciado ao GAZETA. O prefeito foi questionado pelo jornal sobre a proibição de jornalistas realizarem reportagens na UPA do Chiquinho Guimarães e ele explicou: “sabemos que faltam alguns médicos, porque não temos os médicos para contratar, mas temos mais de 200 médicos atendendo, logo, não há uma razão para esta reação. Somente se for politicagem ou mesmo pessoas inconformadas por causa das medidas de combate ao Covid-19. Você sabe que situação da pandemia está crescendo no mundo e no Brasil. Em Montes Claros temos uma avalanche de síndrome gripal somado aos problemas do Covid-19”, disse Souto.

O prefeito informou ainda que “Montes Claros é dotada de uma das melhores malhas de atendimento à saúde e com 140 postos. “De maneira geral, temos um bom atendimento, na normalidade. temos farmácias e medicamentos. Medicamentos que não são poucos. Há algum tempo não existem médicos, faltam médicos para serem contratados, além de afastamento por doença etc e com o surto gripal fora do normal acaba havendo acúmulo de pessoas doentes. Soma se a isto a gravidade da pandemia. Estamos contratando acadêmicos de medicina para ajudarem os médicos até que apareçam médicos para serem contratados. Temos que evitar a exploração política, pois ela não contribui em momento tão difícil como o que estamos atravessando”, explica o prefeito.

A cidade de Montes Claros tem três cursos de medicina, sendo um público, na Unimontes e outros dois particulares, na Funorte e Pitágoras. São formados, em média, 260 novos médicos por ano. Normalmente os recém-formados vão trabalhar em outras cidades do Norte de Minas, atraídos pelos bons salários, a partir de R$ 12 mil e que podem chegar a R$ 20 mil em locais mais distantes.

%d blogueiros gostam disto: